Mais de 40 pessoas participaram do 3º passeio de turismo

fogo de chão e roda de chimarrão ao som de sanfona fizeram a

alegria dos turistas

A tarde ensolarada do último sábado, 19 de junho, foi um presente para as mais de 40 pessoas que participaram do 3º passeio de turismo rural de Mafra, realizado pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur), UnC-Mafra (por meio do curso de Relações Públicas) e ACIM, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. O circuito de agroturismo percorreu as localidades de Vila Ruthes, Espigão do Bugre e Campo da Lança.

Passeio

Saindo do centro de Mafra, o ônibus de turismo seguiu até a primeira parada no Cantinho da Bolacha, no Campo da Lança, na propriedade de Maria Simette, que produz variadas bolachas caseiras. Lá os visitantes puderam degustar e comprar biscoitos de aveia com chocolate ou com frutas, entre outros sabores. Em seguida, para adoçar o passeio, a parada foi nos Apiários Sauer, de Lauro Sauer. Lá os turistas conheceram o local de produção e embalagem do mel. O passeio seguiu viagem até um dos patrimônios históricos de Mafra, a Capela da Vila Ruthes.

Como não poderia ficar de fora, a Casa do Artesão, propriedade da artesã Doralice Horn, que recebeu os visitantes, foi um dos destaques do passeio. A casa, além de apresentar ricos detalhes e obras do saudoso artesão Meinrad Horn, é o local de trabalho da esposa, que confecciona peças artesanais utilizando como matéria prima a palha de milho e a madeira. As obras são conhecidas nacional e internacionalmente.

Café e chimarrão

Para dar mais um sabor especial ao passeio, não poderia faltar um delicioso café colonial e uma roda de chimarrão. Na propriedade de Sidnei e Otília Lima, no Espigão do Bugre, foi servido um lanche regado a café, leite, bolos, geléias, embutidos e frios. Passeios a cavalo e de charrete também divertiram adultos e crianças. A última parada foi na propriedade rural da Família Machado, no Campo da Lança, na qual os visitantes participaram de um fim de tarde típico das propriedades rurais, com fogo de chão, acompanhado de música, dança e chimarrão.

Turistas

A funcionária pública Luciane Ferigotti, que participou pela primeira vez, comentou que a iniciativa das entidades em realizar o turismo rural é muito importante para o município. "Mafra tem poucas opções de lazer e neste tipo de passeio as pessoas podem conhecer as riquezas rurais do município". Luciane, que foi acompanhada de seu filho de 9 anos, Guilherme, disse ainda  que o passeio é uma ótima oportunidade para as crianças terem contato com a natureza e o meio rural. "Passeamos a cavalo e de charrete e também apreciamos as comidas típicas da fazenda. Parecia que estávamos na casa da vovó".

Resultados

Para a Vice-presidente do Comtur, Eliane de Fátima Villa Lobos Strapasson, o Conselho Municipal de Turismo está muito satisfeito com os resultados obtidos. "A realização do passeio contou com um número de participantes maior que o esperado. Em todos os locais visitados, fomos muito bem recebidos pelos proprietários e membros das comunidades", declarou. Ela também ressaltou que ao final do passeio era visível a satisfação dos participantes. "Eles elogiaram a programação e solicitaram a realização de outro passeio, o mais breve possível". Segundo a vice-presidente "esse trabalho é resultado da união de esforços da comunidade mafrense, pois as parcerias realizadas e a dedicação dos proprietários foram fatores determinantes realização e sucesso deste empreendimento". Eliane ressalta ainda o apoio dos parceiros e colaboradores e agradece a todos.

Informações sobre turismo rural em Mafra podem ser obtidas com a Diretoria do COMTUR pelos telefones (47) 8433-0503; (47) 9935-6567 ou na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, no (47) 3642- 0488.