Secretaria do Programa Bolsa Família oferece cursos no Telecentro

O Telecentro Comunitário de Mafra, em funcionamento na Secretaria Municipal da Criança e Ação Social e do Programa Bolsa Família está oferecendo gratuitamente cursos de informática e informática profissionalizante a partir do segundo semestre deste ano. As grades curriculares foram totalmente reformuladas e adequadas às demandas atuais no uso das tecnologias de Informação e comunicação. As turmas serão divididas em "Informática Terceira Idade" e "Informática Básica", ambas com – 10 vagas e 60 horas/aula, "Informática Profissionalizante" – 40 vagas e 210 horas/aula, e "Informática ao PETI e Casa de Passagem" – 20 vagas, com 60 horas/aula. As aulas serão ministradas de segunda à sexta-feira, pela manhã e à tarde. O grupo de instrutores é formado por três estudantes da área que estão sendo orientados por uma profissional – mestre em Educação e Tecnologia.

Matrículas

Para participar, é necessário que a família do aluno faça parte do Cadastro Único do município ou que seja beneficiária do Bolsa Família. Além disso, para o curso básico, é necessário que o aluno tenha entre 14 e 19 anos. Já para o profissionalizante a faixa etária é de 19 a 29 anos. Segundo a Coordenadora de Projetos, Ariana Chagas, a grade curricular dos cursos foi reformaulada, a fim de atender às demandas do mercado de trabalho. "No curso profissionalizante, após 80 horas, de um total de 210 horas aula, o aluno passará a trabalhar com a construção da identidade visual de micro e pequenas empresas. É um serviço sem ônus para o empresário, que beneficiará pedagogicaente o aluno e comercialmente a empresa que se dispuzer a participar do projeto", comentou.

Prazo

As matrículas já estão abertas na Secretaria da Criança e Ação Social e do Programa Bolsa Família e encerram-se na próxima sexta-feira, 02 de julho.

Conexão social

O Telecentro comunitário foi inaugurado em dezembro de 2008 e tem por objetivo principal promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos. Com o Telecentro, o município permite ao cidadão interagir com outros que já tenham acesso aos recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, bem como com o poder público, por meio dos portais de governo eletrônico.

O Projeto Telecentro Comunitário foi disponibilizado pelo Ministério das Comunicações. O município de Mafra aderiu ao projeto através de convênio, cabendo à Prefeitura a cessão do espaço físico e a manutenção das máquinas e contratação dos profissionais que atuarão no projeto em favor das comunidades mafrense vulneráveis socialmente. Consta de um espaço público, com 10 computadores conectados à internet em banda larga, que podem ser utilizados para cursos básicos e avançados, oficinas especiais e até mesmo cursos à distância. Para o Secretário do Bolsa Família, Ivan Dutra, "estes  aprendizes inscritos agora  farão parte de um processo inédito no uso do Telecentro em Mafra. Uma proposta que tem cunho de inclusão social e digital e que agora irá cumprir o compromisso de ter parte de sua configuração voltada para o mercado de trabalho, articulando a interação entre o jovem aprendiz e o micro e pequeno empresário".

Informações podem ser obtidas na Secretaria da Criança e Ação Social ou na Secretaria Extraordinária do Programa Bolsa Família que ficam na Rua Pedro Kuss, s/n, antiga Estação Ferroviária. Telefone: 3643-7181.