Ações da Habitação em Mafra repassadas aos conselheiros

 

Membros de Conselho Municipal de Habitação reuniram-se na última quarta-feira, dia 30 de junho, com a finalidade de receber informações sobre os trabalhos da Secretaria de Habitação de Mafra, para que sejam definidas as prioridades da política municipal na busca de soluções para moradias populares.  Reunião aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas.  Na ocasião a secretária Teresinha Wisnievski expôs aos conselheiros presentes a conclusão do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social – PLHIS, que contempla as carências na área, bem como estabelece metas para sua solução. Ela explanou sobre a Lei do Conselho e do Fundo Municipal da Habitação, que hoje já estão atualizados e adequados conforme orientações do Ministério das Cidades.

"A partir de agora, com todas as informações de como estão caminhando as ações na Habitação, os conselheiros devem formar a diretoria da entidade para então  elaborar o estatuto e o regimento interno, para formalização efetiva do conselho", explicou a secretária.

Durante a reunião os presentes questionaram sobre diversos pontos, principalmente quanto ao cadastro junto à secretaria, para ter direito à uma moradia popular, bem como sobre a responsabilidade do mutuário a partir da assinatura do contrato e posse do imóvel no que diz respeito aos pagamentos e ao fato de não poder ceder, locar ou vender o imóvel, que é para uso exclusivo da família. Ela alertou à população para cuidar e não comprar imóveis nos últimos loteamentos da Cohab,  Grossel e Iankoski e terrenos próprios, sem antes se informar na Secretaria da Habitação, pois corre o risco de perder o dinheiro e não poder ficar com a casa, uma vez que o mutuário não tem a posse definitiva do imóvel, até quitar todas as parcelas do contrato.

Segundo Teresinha, os interessados devem fazer seu cadastro na Secretaria da Habitação e partir de então, passam fazer parte da fila de espera da Secretaria. Os documentos necessário para cadastro são: CPF, Carteira de Identidade e Título de Eleitor. Ela disse ainda que as associações ou centros comunitários podem reunir os moradores de um mesmo bairro que tiverem interesse em se cadastrar para aquisição de uma casa popular, que a secretaria de habitação vai até o local, no dia da reunião, e faz o cadastro no próprio bairro para facilitar.

A Secretaria da Habitação fica na rua Felipe Schmidt, 494. Telefone: 3643-9073.