Mafra é 1ª colocada no Ideb (8ª série/9º ano) entre os municípios da Amplanorte e Amunesc
O MEC (Ministério da Educação) divulgou no dia 05 de julho, as notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que mede a qualidade da educação no Brasil.
A rede municipal de ensino de Mafra superou a meta nacional do Ideb, atingindo o índice 5,2 nos anos iniciais (4ª série/5ºano).
Nos anos finais (8ª série/9º ano) atingiu 5,3, ficando na 7ª colocação no Estado e na 1ª colocação entre os municípios da Amplanorte (Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense) e da Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina).
Aprendizagem contínua
A Secretária Municipal de Educação, Marise Valério Braz de Oliveira, disse que "não podemos nos contentar apenas com índices educacionais, e sim preparar nossos alunos para uma aprendizagem contínua e permanente. O importante é que a educação mafrense continua sendo eficiente e de qualidade, pois a preocupação e a seriedade do Prefeito Municipal é grande em proporcionar o melhor para nossos alunos e profissionais da educação. A educação é, para nós, o maior de todos os desafios. Nosso objetivo é uma educação verdadeira, justa e igualitária".
O Prefeito de Mafra, Jango Herbst, tendo conhecimento do resultado do Ideb, ficou satisfeito com o desempenho da educação do município, parabenizando todos os professores, diretores, pais, alunos e comunidade escolar. "A educação mafrense caminha a cada dia mais para a excelência. Isso se deve ao resultado de um trabalho de qualidade, responsabilidade e respeito humano, onde todos os profissionais da educação proporcionam aos alunos uma educação inovadora, com metodologias participativas, e conseqüentemente uma aprendizagem sólida", enfatizou Jango.
O Prefeito comentou ainda que o Executivo trabalha para garantir um ensino de qualidade aos alunos, procurando superar os índices educacionais propostos pelo MEC, através de capacitações para os professores, materiais didáticos e pedagógicos diversificados, reforço escolar, atendimento com equipe multidisciplinar, alimentação escolar balanceada – feita por profissionais qualificados com acompanhamento contínuo de nutricionista – e infraestrutura para receber alunos – construção de novas escolas, ampliações e reformas.
"O resultado de Mafra no Ideb já reflete a melhora na educação desde a base. Os alunos dessas séries, no futuro, poderão mostrar ainda melhores resultados. A educação de Mafra caminha cada dia mais para a excelência", finalizou Marise.
Saiba o que é Ideb
O Ideb é a "nota" do ensino básico no país. Numa escala que vai de 0 a 10, o MEC (Ministério da Educação) fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb – para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil – para os municípios.