Programa Cozinha Brasil ensina educação alimentar em Mafra
• Profissionais da Secretaria da Educação de Mafra participam do curso a convite da ACIM
Cerca de 40 profissionais da Educação de Mafra estão participando de 26 a 28 de julho, do curso de capacitação do programa Cozinha Brasil do SESI, que ensina à população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício. Pelo terceiro ano consecutivo a ACIM (Associação Comercial e Industrial de Mafra), em parceria com o SESI e Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário, trouxe à cidade este curso. Mais uma vez a ACI disponibilizou gratuitamente vagas à Secretaria de Educação de Mafra, convidando os profissionais a participarem da capacitação, junto com demais associados.
Segundo informações da Relações Públicas da ACIM, Daisy Wisovaty, "a Secretaria de Educação auxiliou organizando todo o processo de estruturação do caminhão, viabilizando o acontecimento do curso". Em relação ao conteúdo do curso, Daisy comentou que muitos dos associados que participaram das capacitações anteriores, utilizam as receitas aprendidas no cardápio de seus restaurantes. "Todos que participam saem satisfeitos, pois esta capacitação oferece subsídios para uma alimentação inteligente, econômica e muito saudável". Ela também ressalta que "desta forma, a ACIM consegue contribuir na mudança do comportamento da população riomafrense, no que se refere a hábitos alimentares, propiciando o aproveitamento integral dos alimentos, já que os dados no Brasil são alarmantes, onde 30% dos alimentos geralmente são desperdiçados".
Saúde à mesa
Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, a nutricionista do programa ensina receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. Dentre o conteúdo do curso, são abordados assuntos como benefícios de uma alimentação saudável, utilização integral dos alimentos, cuidados na preparação e manipulação dos alimentos, entre outros.
Para a Secretária de Educação de Mafra, Marise Valério Braz de Oliveira, a participação dos profissionais da Educação neste curso mostra o interesse na saúde e qualidade de vida. "Investir no profissional é investir no futuro, na melhoria da qualidade educacional e no bem estar familiar", disse. Marise ainda agradeceu o convite feito mais um ano pela ACIM. "Sou grata à ACIM por ter cedido gratuitamente boa parte das vagas deste curso para a Secretaria de Educação de Mafra".
Sala de aula itinerante
Em Santa Catarina desde 2005, o programa Cozinha Brasil introduz na vida da comunidade cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo. Esta semana o programa trouxe a Mafra sua unidade móvel – caminhão projetado para ser uma cozinha didática, com armários, geladeira, liquidificador, forno de microondas e televisor com aparelho de DVD. O caminhão atua como uma sala de aula itinerante. O curso, com 10 horas de duração, vai capacitar 70 alunos que ao final receberão certificado, material didático e livro de receitas.