Centro de Atenção Psicossocial de Mafra é representado no Congresso Paranaense de Terapia Ocupacional

 

 

O trabalho de Saúde Mental, realizado no CAPS Casa Azul de Mafra, foi tema de mesa redonda apresentado pela terapeuta ocupacional Francielli Mônica Prestes (graduada pela Universidade Federal do Paraná), no final de junho, em Curitiba, no IV Congresso Paranaense de Terapia Ocupacional. Na ocasião foram destacados os objetivos e ações realizadas pela equipe de Mafra.

 

A contribuição da terapia ocupacional é realizar um tratamento no CAPS 1 com o foco da reabilitação psicossocial e a inserção social do indivíduo com transtorno mental. Na finalização da mesa redonda a palestrante salientou que o CAPS 1 de Mafra está caminhado para tornar-se um serviço de ponta pois tem realizado ações que estão de acordo com a novas leis de saúde mental e com as políticas públicas atuais para esta área de saúde.

 

A terapia ocupacional é uma profissão regulamentada da área da saúde, que requer graduação em nível superior, sendo uma ciência que encontra nas ocupações humanas da vida diária seu objeto de estudo e de intervenção.

 

Festa no CAPS

 

Com o objetivo de integrar usuários e familiares o CAPS Casa Azul realizou animada festa Julina, que teve entre outras atrações, apresentação de quadrilha, correio elegante, Karaokê, sorteio de rifas e comidas típicas.

 

Com o evento a equipe multidisciplinar do CAPS marca alguns de seus objetivos terapêuticos, como a inserção social do individuo portador de Transtorno Mental, a execução de seus papéis sociais e ocupacionais, outorgando a este sujeito seu conceito de cidadão.

 

Para alcançar estes objetivos, a equipe de profissionais realiza oficinas terapêuticas diariamente, atendimentos clínicos, reuniões de famílias, visitas domiciliares, orientação às agentes comunitárias de saúde e parceria com outros setores, como a secretaria municipal de cultura e comércio local.

 

A equipe multidisciplinar agradece a todos os que colaboram com o CAPS.