Mafra recebe 21 laboratórios de informática
-
Escolas da rede municipal de ensino já receberam os laboratórios
A Prefeitura de Mafra foi contemplada com 21 laboratórios de informática do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), para serem instalados em 10 escolas do perímetro urbano e outras 11 escolas do meio rural, que juntas somam 230 computadores. Para aderir ao programa, o Município de Mafra adquiriu todo o mobiliário para acomodar os equipamentos, além de providenciar a instalação de grades e janelas nas salas que receberão os laboratórios, bem como a instalação elétrica para os mesmos. Somente o investimento do município somou R$ 31.032,00.
Os laboratórios já estão instalados e os Professores e Profissionais das escolas serão capacitados pela Mestre Ariana Chagas Gerzson Knoll e por outros profissionais da Universidade Federal do Paraná. Os laboratórios do perímetro urbano contem os seguintes itens: 1 servidor, 15 estações para laboratório de informática, 2 estações para a área administrativa, monitores LCD, 1 Roteador Wireless, 1 impressora Laser e 1 Leitora de Smart Card. O Proinfo Rural contempla os seguintes itens: 1 servidor, 4 estações, monitores LCD e 1 impressora Jato de tinta.
Ao comentar sobre a melhoria para as escolas, o Prefeito Jango Herbst falou da importância da utilização dos laboratórios, tanto no aprendizado do aluno para as disciplinas apresentadas, como principalmente para noções de informática, que no futuro serão úteis profissionalmente. "Nossa educação vem recebendo toda a atenção necessária, com melhorias nas escolas, construção de novas unidades, capacitação dos profissionais, merenda de qualidade, atualização do material didático/pedagógico, transporte escolar renovado, quadras cobertas, uniformes escolares. E agora estamos dotando nossas escolas da tecnologia necessária para que as crianças possam acompanhar as novas oportunidades que se apresentam depois do advento da informática", afirmou.
A Secretária Marise Valério Braz de Oliveira salientou da importância dos Laboratórios de Informática para os alunos de rede municipal de ensino, "visto que habitamos numa estrutura cultural permeada por meios eletrônicos e digitais".