Vem aí a 6ª Conferência Municipal das Cidades
• Com o tema “Função social da cidade e da propriedade: cidades inclusivas, participativas e socialmente juntas” conferência reunirá autoridades e população para um grande debate. Inscrições podem ser feitas antecipadamente na Prefeitura/Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano ou no dia do evento, no local
Na próxima quinta-feira, 12 de maio, acontece a 6ª Conferência Municipal das Cidades nas dependências da Amplanorte, das 8 às 18 horas. Com o tema “Função social da cidade e da propriedade: cidades inclusivas, participativas e socialmente juntas”, a conferência objetiva proporcionar um espaço democrático de discussões e reflexões entre as autoridades e gestores municipais e os diversos segmentos da sociedade civil, em torno das estratégias que apontam diretrizes para política de desenvolvimento urbano sustentável das cidades. Por meio do Decreto nº 3917, de 18 de fevereiro de 2016, o Prefeito de Mafra, Wellington Bielecki, convocou oficialmente a conferência. Esta conferência foi organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Mafra.
Debates
Foram definidos três eixos de debates, com os seguintes assuntos: Saneamento básico e meio ambiente, Acessibilidade e mobilidade, Equipamentos comunitários e habitação. Cada eixo será composto aleatoriamente entre todos os convidados. As propostas elencadas em cada eixo serão levadas a plenária para votação e as escolhidas encaminhadas à Conferência Estadual, com data e local a serem definidos. Também, na ocasião, serão eleitos delegados para a etapa estadual. Vale lembrar que as conferências municipais são públicas e acessíveis a todos os cidadãos. Para os organizadores da Conferência a participação popular é fundamental. “Os temas de relevância para o nosso município podem ser semelhantes aos de outras cidades. Estes podem ser levados à conferência estadual e nacional como propostas, uma vez que atingem diretamente a vida das pessoas”.
Relevância
Para a comissão organizadora, esta conferência será responsável pela proposição de políticas públicas para a área social. Portanto, este evento só terá respaldo caso haja ampla participação popular nas discussões dos eixos. “Esperamos que este evento seja um momento reservado ao debate, no qual a comunidade tenha voz ativa, contribuindo para a elaboração de políticas públicas que possibilitem a melhoria na infraestrutura urbana do município, voltada ao bem estar social”, declararam.
Em maio de 2013 aconteceu a quinta edição da Conferência Municipal das Cidades na UnC, reunindo entidades governamentais, não-governamentais, membros das sociedade civil organizada e população para discutir e elencar propostas de melhoria de infraestrutura urbana no município. Na época, a temática foi “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”, abordando assuntos como política de habitação, transportes e trânsito, acessibilidade e mobilidade, saneamento ambiental e regularização fundiária. Na ocasião foram elaboradas e aprovadas em plenária 10 propostas que foram levadas à Conferência Estadual das Cidades, no mesmo ano, em Florianópolis.
Mais informações sobre este evento podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano pelo telefone: 47 3641-4027. Endereço: Praça Desembargador Flávio Tavares, 12 – Centro.