Fórum em Mafra promove integração entre Secretarias

Funcionários das Secretarias da Criança e Ação Social e Bolsa Família participaram do encontro durante a manhã e tarde da última quinta-feira

O "II Fórum de Integração das Secretarias da Criança e Ação Social e Programa Bolsa Família" reuniu na última quinta-feira, 5 de agosto, funcionários das duas secretarias para participarem de um dia inteiro dedicado a palestras, debates e reflexões. O objetivo principal deste evento foi a integração de toda equipe de trabalho. "Neste encontro, visamos a socialização dos programas, projetos e serviços das secretarias, além do estudo e análise dos procedimentos da rotina de atendimento", explicou a Secretária da Criança e Ação Social, Áurea Bastos Davet. Ela ressaltou ainda que a "visualização dos atendimentos realizados quantitativa e qualitativamente" também foi um dos objetivos relevantes deste fórum.

Dentre os assuntos, foram abordados os programas realizados pelas secretarias, com apresentações feitas pelos próprios funcionários.

Criança e Ação Social

Pela manhã, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho dos CRAS da Vila Nova e Vila Solidariedade, Projovem, CCI, Clube de Mães e Plantão Social (programas de proteção básica). Em seguida, foi a vez dos programas de proteção especial – CREAS, Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência, PETI (Vila Grossel e Vila Nova), Medidas Socioeducativas, Casa de Passagem, Delegacia da Mulher, da Criança e Adolescente e do Idoso, Conselho Tutelar, além da explanação da equipe de projetos sobre subvenções sociais.

Bolsa Família

À tarde foi a vez dos programas da Secretaria Extraordinária do Programa Bolsa Família que apresentou o Projeto Feijão com Arroz, Dando Linha, Feira Itinerante, Telecentro e Banco de Empregos. Além disso, abordou ainda assuntos referentes ao Cadastro Único e outros serviços prestados pela Secretaria. O Secretário do Bolsa Família, Ivan Dutra, destacou a importância da participação de todos neste evento para construção de um ambiente de trabalho que reflita o acolhimento. "É fundamental que todos trabalhemos com o mesmo objetivo, com foco no ser humano e na família e no atendimento de suas necessidades, encaminhando-os para programas sociais".

Conclusão

Para concluir os trabalhos do Fórum, foi apresentada uma síntese da avaliação do planejamento estratégico e a finalização do evento foi realizada pelos os Secretários Áurea Bastos Davet e Ivan Dutra, que agradeceram a presença e colaboração de todos os participantes e palestrantes.

Depoimentos

Para os participantes, o evento foi produtivo, como no caso da servidora municipal Lucinéia Martins. "Eventos como este são de grande valia para o aperfeiçoamento dos funcionários e para melhoria dos serviços prestados pelas Secretarias, uma vez que todos passam a conhecer melhor todos os programas", disse. A estagiária Izabela Jacomazzi também expressou sua opinião. "O evento se mostrou rico em conhecimentos, com apresentações muito claras e objetivas, refletindo o belo trabalho prestado pelas Secretarias".