Viva bem com a coluna que você tem completa 6 anos de atividades

cerca de 300 pessoas já passaram pelo programa nos últimos anos

O Programa "Viva bem com a coluna que você tem" desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde de Mafra (através do Mafra em Forma) em parceria com a Universidade do Contestado (por meio do Núcleo de Educação Física) está completando 6 anos de atividades este mês.

O programa "Viva bem com a coluna que você tem" faz parte do projeto "Mafra em Forma" e visa atender a indivíduos que sofrem ou já sofreram problemas leves de coluna, lombalgia, suprindo o bem-estar físico-social para uma possível melhora na qualidade de vida, um estilo de vida saudável e uma autonomia das funções diárias no decorrer da vida.

Vida saudável

O programa "Viva bem com a coluna que você tem" é desenvolvido na Academia da Universidade do Contestado, Campus Mafra, duas vezes por semana (terças e quintas-feiras) pela manhã. Dentre as atividades praticadas estão o fortalecimento muscular, alongamentos, trabalho aeróbio e orientações sobre postura adequada. Para Margarida W. Ostrovski, 67 anos, que participa do programa há 5 anos, a prática de atividade física melhorou muitos aspectos de sua vida. "Sinto meu corpo mais leve e minha postura está melhor. Até meu astral está mais alto. Além disso, o ambiente é agradável e os professores são ótimos", comentou. Renilda (79 anos) e José Renato Grein (55 anos), mãe e filho, participam juntos do programa. "Retornei há poucos meses. Ainda sinto dor, mas os exercícios aliviam bastante e isto é o melhor remédio". José Renato, que entrou no programa logo após sua mãe, disse que a prática está trazendo uma melhora no seu equilíbrio e fortalecimento da musculatura.

Orientação

Atualmente o "Viva bem com a coluna que você tem" atende 45 pessoas, mas já passaram pelo projeto cerca de 300 pacientes do SUS. A equipe que atua no programa é composta pelos profissionais Professor Nilton Furquim Junior, Professor Daniel Rogério Petreça, Fisioterapeuta Fabíola Herbst Rodrigues e acadêmica de Educação Física Edilaine Nardo Miranda.
O Professor Daniel, um dos idealizadores do Mafra em Forma, faz um balanço destes seis anos de atividades. "Este programa é de grande importância, pois trabalha não só com foco na dor, mas com a musculatura de todo corpo e também com a mente, melhorando a autoestima da pessoa". Ele ainda acrescenta que "é um programa de motivação, que orienta para hábitos de vida saudáveis".
Sucesso
O programa já foi apresentado em vários Congressos da área como o Brasileiro de Atividade Física e Saúde, Seminários promovidos pela Universidade do Contestado (SEDEP E SEDEC), Congresso Internacional de Fisioterapia, conquistando em 2005 o prêmio de melhor trabalho científico no II Congresso Catarinense de Coluna Vertebral. Em março deste ano o "Viva bem