Mafra construirá Centro Estadual de Desporto para deficientes
O Prefeito de Mafra, Jango Herbst bateu o martelo para o município ter o primeiro Centro Estadual de Desporto para deficientes de Santa Catarina. A decisão foi tomada na manhã de quarta-feira, 18, durante reunião com o Presidente da Federação Catarinense de Desporto para e Cegos e Baixa Visão, Carlos Alberto Sestrem, o Diretor Técnico Marcos José Tomas e o Professor e Secretário da Associação Mafrense de Deficientes Visuais – AMADEV, Valdir Buch. Eles solicitaram ao município a compra de um terreno com área de 9.342 m2, para a construção do centro, que deverá conter pista de atletismo, alojamentos para no mínimo 300 pessoas, piscinas e ginásio poliesportivo.
O Prefeito Jango considerou o projeto extremamente arrojado e de grande alcance social por possibilitar a inclusão. Ele determinou a imediata aquisição do terreno e declarou total apoio ao projeto. "Parabenizo a Fecadesc pela iniciativa que certamente vai eliminar uma das muitas barreiras existentes para que o deficiente possa praticar esportes", declarou.
Com o projeto, segundo o presidente Sestrem, o município crescerá também na questão do turismo. "Esse projeto de paradesporto fará com que todas as cidades que abraçarem a causa também cresçam como cidade, além do aspecto turístico", declarou. Apesar de não ter o projeto arquitetônico concluído, ele explicou que o centro a ser construído em Mafra será criado a exemplo do que sediou o Panamericano em 2007, no Rio de Janeiro.
Atleta paraolímpica
O Município possui atualmente 150 inscritos na AMADEV, entidade que assiste os deficientes visuais. E conta também com uma atleta paraolímpica – Viviane Ruthes
Moraes, que foi campeã brasileira do salto em distância, categoria deficiência visual com baixa visão, em 2007, e Campeã paraolímpica escolar, na prova do lançamento de pelota, para atletas até 15 anos, com deficiência visual (baixa visão) em 2009.
A Fecadesc possui cerca de mil deficientes cadastrados no Estado. Depois da obra concluída, a meta da é transferir sua sede de Joinville para Mafra.