Saúde de Mafra apresenta realizações e metas para empresários

Para falar sobre as ações da Secretaria Municipal de Saúde, bem como apresentar as metas para o próximo ano, a Secretária Maria Beatrice Reynaud dos Santos participou de reunião ordinária da Associação Comercial e Industrial de Mafra do dia 24 de agosto.  A ACIM já recebeu, em outros momentos, os secretários da Fazenda e Planejamento, do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, do Bolsa Família e da Educação, quando  puderam fazer perguntas, tirar dúvidas e conhecer os diversos programas e projetos em desenvolvimento e a serem desenvolvidos pelo Executivo Municipal.

A Secretária Maria Beatrice expôs aos empresários a estrutura atual da pasta da saúde, apresentando número de funcionários, das unidades de saúde do município, metas e realizações. Dentre os dados apresentados aos empresários, destacam-se o número de atendimentos das unidades de saúde, que chegaram a 174.754, apenas nos últimos seis meses, representando uma média mensal de 29.126 atendimentos.

Ações

Maria Beatrice falou ainda dos programas especiais do Mafra em Forma, que hoje conta com 2 praças de atividades (em parcerias) e  7 ESFs atendidos. Destacou a Hidroginástica, que atende 100 pessoas, além dos programas Hiperdia – controle de hipertensão e diabetes; DST/AIDS, de Imunização, o TFD – Tratamento Fora de  Domicilio, este atendendo 352 pacientes/mês e a Farmácia Municipal que possui 136 medicações conforme portaria 2982/2009, tendo aviado 66.000  receitas no período de 6 meses.

Metas

Dentre as metas destacou a mudança de uma Equipe de Saúde da Família da Vila Nova, para atendimento na Restinga. Hoje o posto da Vila Nova Atende com 3 ESF, sendo 1 para moradores da Restinga. Ainda dentro das previsões para 2011, a secretaria pretende  construir a Unidade de Pronto Atendimento – UPA,  em terreno no Jardim América, já adquirido pela Prefeitura.  Também está pleiteando junto ao Fundo Nacional de Saúde, recursos para a construção de dois outros postos de saúde, 1 na Vista Alegre e outro na Bela Vista do Sul. Projetos já foram encaminhados e a secretaria aguarda resposta.