Alunos do CEMMA visitam o parque da ciência Newton Freire Maia

 

No dia 27 de agosto 55 alunos das 6ªs séries do ensino fundamental do Centro de Educação do Município de Mafra (CEMMA) realizaram uma viagem de estudos à capital Paranaense. No roteiro esteve incluído a visita ao Parque da Ciência Newton Freire Maia e o Teatro Barracão Encena. A viagem fez parte do projeto interdisciplinar desenvolvido pelas professoras Eliane (Ciências), Vilma (Artes), Angelina (Português) e Leriana (História), tendo como objetivo ampliar os conteúdos trabalhados em sala de aula, possibilitando o contato com novos ambientes que estimulam e promovem o conhecimento.

A visita ao Parque da Ciência Newton Freire Maia possibilitou, através dos seus recursos didáticos, multimídia, experimentos e informações, uma melhor compreensão do progresso científico e tecnológico e suas aplicações em nosso dia a dia.

Parque da Ciência

O Parque da Ciência Newton Freire Maia é um espaço dedicado a divulgação científica e tecnológica. Nele os alunos foram instigados a realizarem uma análise critica sobre a importância e os impactos sociais, culturais e ambientais causados pelo progresso científico e tecnológico. Dispondo de recursos lúdicos inter e transdisciplinares destinados a causar emoções no público, o ambiente proporcionou aos visitantes a oportunidade de interagir com experimentos e discutir sobre temas científicos, sempre relacionando-os com as atividades humanas e a sustentabilidade do meio ambiente.

Barracão Encena

No Teatro Barracão Encena os alunos assistiram à Peça Teatral "Entre Risos e Improvisos". O público interagiu o tempo todo, sugerindo situações do cotidiano que eram imediatamente improvisadas e interpretadas. O aluno Igor foi escolhido para descrever como foi o seu dia, em seguida os atores interpretaram, com muito humor e desenvoltura o dia do aluno. O teatro proporcionou aos alunos a percepção da construção da arte da interpretação, onde fatos do nosso cotidiano podem se tornar interessantes e envolventes espetáculos.

Segundo os professores responsáveis, o passeio atingiu seu objetivo. "Ao final do dia era visível a satisfação dos jovens alunos, professores e coordenação, que retornaram ao seu destino trazendo na bagagem novas experiências e informações que poderão ser amplamente trabalhadas no ambiente escolar".