Secretaria de Desenvolvimento Urbano realiza reunião sobre transporte escolar e coletivo
• segurança e legislação foram assuntos da pauta do encontro que reuniu cerca de 60 pessoas
No último sábado, 11, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Mafra reuniu no Auditório Municipal cerca de 60 pessoas, entre proprietários de vans e ônibus de transporte escolar, fretamento, turismo e particular, para tratar de assuntos referentes à legislação vigente sobre transporte escolar e coletivo. Dentre os principais assuntos abordados, o Secretário da pasta, Milton Antunes, esclareceu dúvidas quanto à colocação de faixas em vans, legislação para transporte escolar e de passageiros e temas relativos à segurança no trânsito.
Vistoria
Outro assunto de interesse para os participantes foi quanto à vistoria e entrega do adesivo (selo) de vistoria. O Secretário informou que para veículos com alvará em dia, o selo de vistoria 2010 começaria a ser entregue dia 14 de setembro (terça-feira), no prédio onde funciona a Secretaria da Agricultura e Defesa Civil de Mafra – Rua Marechal Floriano Peixoto, 85.
Quanto à segurança no trânsito, o Major Adilson Moreira, Comandante da Guarnição Especial de Mafra (Polícia Militar), realizou uma palestra sobre o assunto e esclareceu também dúvidas dos participantes.
Transporte clandestino
Durante a reunião também foi abordado o transporte clandestino. "As únicas empresas com concessão para transporte de passageiros são a Viação Santa Clara, no perímetro urbano, e Ellotur, no interior. Portanto, as demais empresas que operam são consideradas clandestinas", explicou o Secretário. Ele também ressaltou que essa prática "é crime e que a qualquer momento o veículo clandestino poderá ser apreendido".
Além destas explicações, Milton Antunes informou que a partir de 1 de outubro os fiscais do Departamento de Trânsito da Prefeitura de Mafra, acompanhados de um representante da ATERMA (Associação de Transporte Escolar de RioMafra) irão frequentemente abordar veículos a fim de coibir o transporte clandestino.
Aviso
O Secretário Milton Antunes informa que a partir de janeiro de 2011, ao ser fornecido o alvará, haverá um melhor detalhamento das atividades do permissionário.