6ª Conferência das cidades discute mobilidade e acessibilidade

As necessidades e prioridades para que os mafrenses tenham a Mafra que desejam foram elencadas na última quinta-feira, 12, durante a 6ª Conferência Municipal das Cidades, realizada na sede da Amplanorte, com a presença de representantes do poder público e sociedade civil organizada.  Os presentes debateram o tema “Função social da cidade e da propriedade” e os resultados da conferência devem ser considerado pelos gestores das políticas públicas e pela sociedade, cabendo aos conselhos  estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações. Na mesma oportunidade foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual.

A Secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Débora Kahow Schossig destacou a importância do momento quando se estimula a discussão, pela própria população, sobre a cidade que se tem e a cidade que se quer. “Essa discussão é salutar e promove um pensar coletivo sobre o todo”, considerou. Ela declarou aberta a conferência, em nome do prefeito Wellington Biebecki.  Após a solenidade aconteceram as palestras “A função social da cidade e da propriedade”, proferida pelo Engenheiro Civil Telange Telon Alves Neto e “Ordenamento da Cidade”, proferida pela Arquiteta Elery Adriana Kaliski.

Segundo a Secretária, após a conferência, que resultou em várias propostas – elencadas nas discussões dos vários eixos temáticos – a administração municipal tentará realizar as ações possíveis. “Aquelas que necessitarem das esferas estadual ou federal, os delegados eleitos  representarão o município de Mafra para que possam ser aprovadas e transformadas em políticas públicas”, afirmou.

Foram as seguintes as propostas de melhorias para Mafra elencadas na 6ª Conferência Municipal das Cidades, sendo que as três primeiras irão para a etapa estadual:

1-     Implantação e ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto.

2-     Proporcionar mais áreas de lazer tanto no meio urbano quanto rural.

3-     Reestruturação de Acessibilidade e Mobilidade no Município.

4-     Criação de um programa de relocação e ressocialização das famílias ribeirinhas (invasão).

5-     Consolidação do Consórcio intermunicipal

6-     Implantação de moradias de interesse social.

Os delegados eleitos para a etapa estadual foram:

GOVERNAMENTAIS

DELEGADOS

SUPLENTES

Jerusa Janaína Dutra

Marcos Antônio Pedro

Erlon Veiga

Irineu Chupel

Elery Adriana Kaliski

NÃO-GOVERNAMENTAIS

DELEGADOS

SUPLENTES

Eliana Bernadete Gutstein

Lourival de Sá Ribas Júnior

Cirineu Lourenço

Cláudia Maria Bus

Marilda Ferigotti

“O cidadão deve ter a consciência de propriedade e o sentimento de pertencimento à cidade e para que isto ocorra, o acesso a educação, moradia, lazer, saúde, saneamento básico, segurança e transporte de forma igualitária são primordiais. Não esquecendo também os deveres e obrigações dos cidadãos”. Trecho da palestra de Telange Telon Alves Neto.

“Todos temos o dever de defender o desenvolvimento sustentável, a preservação dos recursos naturais e a participação popular nas decisões políticas. Como entidade social trabalhar para a implantação de políticas públicas integradas nas áreas de transporte, segurança, saúde e geração de empregos, entre outros projetos em benefício da melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos do Município de Mafra”. Trecho da palestra de Elery Adriana Kaliski.