Prefeitura de Mafra realiza 1º Simpósio Municipal de Educação

 

investir na capacitação do professor é um fator de extrema importância para a atualização pedagógica do educador

Na próxima semana, de 13 a 15 de outubro, no Cine Emacite, acontece o 1º Simpósio Municipal de Educação. O evento é direcionado a professores da rede municipal de ensino de Mafra e visa a capacitação e valorização do profissional. Este ano a Secretaria Municipal de Educação já realizou capacitações e este evento é mais uma oportunidade para os cerca de 380 professores e demais profissionais da educação trocarem experiências e aperfeiçoarem seus conhecimentos.

Valorização humana

O 1º Simpósio Municipal de Educação surgiu da reflexão e do comprometimento do Prefeito de Mafra João Alfredo Herbst e da Secretária de Educação Marise Valério Braz de Oliveira que buscam, em suas ações, a valorização humana como meta primordial de investimento na qualidade do ensino mafrense. Para ambos, investir na capacitação do professor é um fator de extrema importância para a atualização pedagógica do educador.

Educação em pauta

A Secretaria de Educação vai trazer a Mafra quatro palestrantes de renome nacional para este simpósio. Serão abordados temas referentes à educação, comportamento, políticas públicas, ética, entre outros. Abrindo o evento, dia 13, às 13h30, acontece a palestra "Despertando a grandiosidade e a capacidade do ser humano" com Marcio Kühne. Dia 14 é a vez de Magela Lindner Formiga, às 7h30, com "Políticas públicas: Gestão de educação especial na perspectiva da educação inclusiva" e à tarde, a partir das 13h30, palestra com Serrano Freire, "Seja o professor que você gostaria de ter". No dia 15, às 8 horas, Gabriel Chalita encerra o simpósio, com a palestra "A ética como essência para a felicidade humana".  

Conheça os palestrantes

 – Marcio Kühne – Escritor e palestrante, Marcio Kühne é um profundo conhecedor do comportamento humano. Há dezenove anos, como consultor comportamental independente, dedica-se à pesquisa da gestão de pessoas, especialmente em temas ligados a relacionamentos, melhoria da qualidade, contextualização em relação ao cenário global e desenvolvimento do capital humano. É convidado como conferencista e consultor por empresários, educadores, líderes políticos, psicólogos e acadêmicos. Desde a estréia como palestrante em 1.991, já foi assistido por mais de 540 mil pessoas em todo país. Autor dos livros "Em Busca da Autoconfiança – Estrutura Emocional de Aço" e "O Futuro não é o que se teme, o Futuro é o que se ousa". Juntos, seus livros já venderam mais de 50.000 exemplares.

– Magela Lindner Formiga – É Pedagoga com habilitação em Magistério – Matérias  Pedagógicas do 2º Grau e Orientação Educacional. Pós Graduação em Psicopedagogia Clinica pela EPSIBA – Escola de Psicopedagogia de Buenos Aires/Argentina e Psicopedagogia Clínica e Operativa pelo Centro de Pesquisa e Orientação Psicopedagógica – CPOP/RS. Atuou como professora e orientadora educacional e também como psicopedagoga. Foi secretária e presidente da UNDIME/RS – União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação  e atuou como diretora de Educação e Secretária Municipal de Educação na Prefeitura Municipal de Esteio/RS. Presta consultoria e assessoria aos municípios para a implementação de políticas educacionais e exerce a função de coordenadora geral do Instituto Ronaldinho Gaúcho.

– Serrano Freire – Diretor do Instituto Professor Serrano Freire, com mais de 30 anos de experiência na área educacional, destaca-se em todo o Brasil como um dos principais conferencistas por sua extraordinária capacidade de motivar pessoas para a vida. É Escritor com autor de 8 livros e 2 Cds. Serrano Freire é Conferencista Internacional; Professor e Bacharel em Direito. Trainer  em Programação Neuro Lingüística, com formação pela Sociedade Brasileira de Programação Neuro Lingüística e Instituto de Neuro Lingüística Aplicada.  Foi o  criador e  facilitador do Treinamento Vivencial "Emoção, a linguagem da vida".

– Gabriel Chalita – Doutor em Filosofia do Direito e em Comunicação e Semiótica, mestre em Direito e em Ciências Sociais e graduado em Direito e em Filosofia. Professor na Pontifícia  Universidade Católica de São Paulo e na Universidade Presbiteriana  Mackenzie. Foi secretário da Educação do Estado de São Paulo. É membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia  Paulista de Letras. Conquistou os seguintes prêmios: Prêmio Personalidade do Ano 2005 – Educação, conferido pela revista ISTOÉ Gente; Troféu Raça Negra 2005; o Prêmio Educação – Visconde de Porto Seguro 2004 e o Prêmio Fernando de Azevedo – Educador do Ano 2004, outorgado pela Academia Brasileira de Educação.