1º Simpósio Municipal de Educação de Mafra reuniu profissionais da educação
• Valorização humana como meta primordial de investimento na qualidade do ensino mafrense foi o foco do evento
"Educação voltada para o respeito e valorização humana". Foi com este pensamento que foi aberto o 1º Simpósio Municipal de Educação na última quarta-feira, 13. O evento que terminou ontem, sexta-feira, contou com a participação de cerca de 380 professores e demais profissionais da educação mafrense, que durante três dias assistiram a palestras e puderam trocar experiências e aperfeiçoarem seus conhecimentos. O Simpósio foi realizado pela Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Educação e contou ainda com o apoio da UnC Campus Mafra.
Abertura
Para iniciar o simpósio, crianças da EMEF Amola Flecha cantaram o hino de Mafra, em seguida, a Secretária Municipal de Educação, Marise Valério Braz de Oliveira, em nome do Prefeito de Mafra, Jango Herbst, abriu o evento. "O objetivo primordial deste simpósio é a valorização humana, que todos nós, profissionais da educação, defendemos", declarou. Ela também enfatizou o compromisso do Prefeito com a educação municipal. "A preocupação do Prefeito com a educação é grande e visível. São escolas novas construídas, alimentação escolar enriquecida, renovação da frota de transporte escolar e tantas outras realizações". Marise também lembrou o "dia do professor" (15 de outubro) e a importância do trabalho deste profissional. "Se a educação de Mafra passa por transformações é porque cada um de vocês faz a sua parte, trabalhando com a educação voltada para o respeito".
Compromisso
O 1º Simpósio Municipal de Educação surgiu da reflexão e do comprometimento do Prefeito de Mafra João Alfredo Herbst e da Secretária de Educação Marise Valério Braz de Oliveira que buscam, em suas ações, a valorização humana como meta primordial de investimento na qualidade do ensino mafrense. Para ambos, investir na capacitação do professor é um fator de extrema importância para a atualização pedagógica do educador. "Este simpósio foi organizado como forma de expressar o nosso reconhecimento e gratidão pelos trabalhos de todos em defesa da educação municipal, pautada na seriedade, compromisso e respeito humano", afirmou a Secretária.
Palestras
A Secretaria de Educação trouxe a Mafra quatro palestrantes de renome nacional para o simpósio. Foram abordados temas referentes à educação, comportamento, políticas públicas, ética, entre outros. Abrindo o evento, no dia 13, aconteceu a palestra "Despertando a grandiosidade e a capacidade do ser humano" com Marcio Kühne, que abordou temas como relacionamento e desenvolvimento do capital humano. Dia 14 foi a vez de Magela Lindner Formiga que palestrou sobre "Políticas públicas: Gestão de educação especial na perspectiva da educação inclusiva". No mesmo dia, à tarde, houve a palestra de Serrano Freire – "Seja o professor que você gostaria de ter".
Para todos
Para encerrar o simpósio, na sexta-feira, estava agendado o palestrante Gabriel Chalita, mas devido ao mau tempo, não foi possível o pouso de seu avião na região. A Secretária de Educação informou que será agendada nova data para a palestra que, também será aberta para todos os funcionários da educação e demais secretarias, estimando-se um público de cerca de 800 pessoas.
Para Marise Valério o simpósio cumpriu seu objetivo e é o primeiro de muitos que deverão acontecer em Mafra. "Investir na capacitação do educador é valorizá-lo como profissional e ser humano. Neste, assim como em outras capacitações, buscamos sempre a excelência na qualidade do ensino municipal", ressaltou.
Palavra de professor
A professora de educação infantil e séries iniciais, Silvana Andréia B. Simette, aprovou o simpósio. "Achei sensacional. Gostei da atitude do Prefeito em ter enfatizado o profissional educador, resgatando assim, a chama do nosso sonho". Assim com Silvana, a professora de ensino fundamental de 5ª a 8ª série, Eliane Villa Lobos Strapasson, também achou o simpósio proveitoso. "Estou muito satisfeita. Todas as palestras foram boas. A palestra de Serrano Freire mostrou o trabalho com a questão comportamental e aspectos técnicos de relacionamento, válidos para aplicar tanto com alunos, quanto com professores". O professor de ensino fundamental de 4º e 5º ano, Ailton Sabatke, destacou a palestra de Magela Lindner Formiga. "A palestrante falou sobre a parte burocrática da educação, como funciona o ensino e o sistema operacional necessário para fluir bem a educação no município".
Presenças
Para prestigiar o evento, estiveram presentes na abertura os Secretários Municipais de Mafra – Crisley Fuchs Valério (Fazenda e Planejamento), Valdemar Goffi (Obras e Serviços Públicos), Áurea Bastos Davet (Criança e Ação Social), Ivan Dutra (Bolsa Família) e Rodney Medeiros (Administração) -, além de convidados como Giovani Acosta da Luz (Procurador Geral do Município de Mafra), Hélio Daniel Costa (representante da AmplaNorte), James Karson Valério (Secretário Municipal de Educação de Rio Negro, representando o Prefeito Alceu Ricardo Swarowski), Ademir Flores (Pró-reitor da UnC Campus Mafra), Maria de Lourdes (Presidente do Colegiado Municipal de Educação) e demais autoridades.