Dia da Formalização do Empreendedor Individual foi sucesso em Mafra
• O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário.
Os trabalhadores informais de Mafra tiveram a oportunidade, na última quarta-feira, 27, de participar do Dia de Formalização do Empreendedor Individual – EI, na Secretaria da Criança e Ação Social. Durante o dia todo, consultores do SEBRAE falaram aos interessados sobre benefícios da Previdência Social após a formalização (direito à aposentadoria, auxílio-doença, licença maternidade e demais direitos previdenciários), linhas de crédito disponíveis e exclusivas para empreendedores individuais e também sobre quais são as responsabilidades do EI depois da formalização. "A formalização significa a inclusão de um grande número de mafrenses na economia local e da região. É bom para o empreendedor, pois garante a ele benefícios previdenciários, além de menores gastos com taxas", ressaltou a Secretaria de Fazenda e Planejamento de Mafra, Crisley Fuchs Valério. A promoção do evento foi do SEBRAE/SC em parceria com a Prefeitura de Mafra, através das Secretarias da Fazenda e Planejamento, Bolsa Família e da Criança e Ação Social.
Movimento
Mais de 50 pessoas foram à Secretaria para buscar informações e também formalizar-se como empreendedor individual. Para o consultor credenciado do Sebrae-SC, Luiz Carlos Miranda, o dia trouxe surpresas. "Houve uma grande procura por pessoas querendo abrir empresa na hora. Alguns já saíram com CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e Certificado de Empreendedor Individual, que substitui o contrato social. Para conseguir toda documentação de empreendedor individual, a pessoa não precisou pagar nada", explicou.
Novos empreendedores
A manicure Neocéia Kuss Fleischmann foi ao evento para se informar, pois tem interesse em abrir seu próprio negócio. "Fiz curso de cabeleireira e o meu sonho desde criança é abrir meu próprio salão de beleza. Hoje não pago INSS e, sendo uma empreendedora individual, terei direitos previdenciários", disse.
Além do interesse em ter seu próprio empreendimento, o técnico em eletrônica, João Roberto de Moraes também foi buscar informações sobre abertura de empresa, taxas e serviços. "Quero ser empreendedor individual, crescer e mais tarde ampliar os negócios. Também quero ter acesso aos benefícios da Previdência Social. Tenho um filho e se ele quiser, poderá continuar meu trabalho. Penso no futuro dele", concluiu.
Saiba mais sobre o Empreendedor Individual
http://www.portaldoempreendedor.gov.br/
Ligue: Sebrae São Bento do Sul – (47) 3633.5053 e 0800 570 0800.