Secretaria do Bolsa Família busca alternativas na área de empreendedorismo social

Ivan Dutra, Secretário do Bolsa Família de Mafra, participou de Fórum e Seminário  para buscar oportunidades e inovações na área de inclusão social

Buscar alternativas em relação a empreendedorismo social, trocar experiências e expor resultados foram tópicos que levaram o Secretário do Bolsa Família de Mafra, Ivan Dutra, a assistente social Alci Terezinha Leite e a nutricionista   Sandra T. P. Deolindo a participarem do Fórum de Economia Solidária de Balneário Camboriú, no dia 28 de outubro.

Na ocasião, o Secretário apresentou relatório de experiências de organização em economia solidária em Mafra na palestra "Resolução de Conflitos". Ele explicou que o trabalho realizado junto ao programa Bolsa Família que está sendo desenvolvido no município, amplia o atendimento nas propostas de inclusão social e geração de trabalho e renda, demonstrando os desafios e a mobilização das artesãs beneficiárias dos programas sociais que vivem nos bairros de Mafra e também na área rural. "Mostramos neste fórum as propostas e realizações do Projeto Dando Linha, que desde seu lançamento vem contribuindo com a geração de renda das famílias das artesãs assistidas pelo Bolsa Família", completou o Secretário.

Simpósio Nacional

Além do Fórum em Balneário Camboriú, Ivan Dutra, Alci T. Leite e Sandra T. P. Deolindo também participaram nos dias 21 e 22 de outubro do 2º Simpósio Nacional de Empreendedorismo e Gestão de Trabalho e Renda, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O evento discutiu as oportunidades baseadas na inovação e no empreendedorismo. Dentre os temas apresentados no Simpósio, o Secretário do Bolsa Família destacou alguns que são interessantes para Mafra como a proposta da "Loja de Comércio Justo e Solidário" e o possível formato de organização do "I  Seminário Mafrense de  Economia Solidária ", previsto para dezembro.

Outras propostas como o Banco de Palmas (Ceará) e a de Incubação Social e Economia Solidária (Univali) também chamaram a atenção do grupo, como formas de fomento à economia solidária aplicáveis ao município. "Todas as empresas e entidades que palestraram expuseram inovações e experiências bem sucedidas nos negócios referentes às suas marcas e a geração de trabalho e renda articuladas à inclusão social. Acredito que com esta troca de informações, ampliação de apoio e novos aprendizados, os projetos de inclusão social da Secretaria do Bolsa Família tendem a crescer e assim melhorar a qualidade de vida de mais famílias do nosso município, pois este é nosso maior objetivo", finalizou o Secretário.

FOTO: (da esquerda para direita) Sandra T. P. Deolindo, nutricionista da Secretaria do Bolsa Família de Mafra, Ovídio F. da Silva Jr, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da Univali, Leila Andréia S. Martins, coordenadora da Incubadora Social da Univali, Ivan Dutra, Secretário do Bolsa Família de Mafra, Onézio Gonçalves Filho, diretor de Micro e Pequenas empresas da Prefeitura de Itajaí – Local : UNIVALI – ITAJAÍ .