Mafra em forma lança folder nesse final de semana

Com o tema "A palavra de Deus nos dá boas razões para cuidar da saúde" folder traz a importância de manter um estilo de vida saudável

Neste final de semana o programa Mafra em Forma, da Secretaria Municipal da Saúde de Mafra, lança o folder "A palavra de Deus nos dá boas razões para cuidar da saúde". O lançamento acontece na igreja Cristo Rei, no Faxinal, com a distribuição gratuita dos folderes nas missas de domingo, dia 14, e nas Paróquias Nossa Senhora Aparecida e São José, após as missas de sábado (13) e domingo (14). Quem foi à paróquia Cristo Rei na quinta-feira já recebeu o folder e pode conferir o trabalho da equipe do Mafra em Forma.

Saúde no folder

Através de passagens bíblicas, o folder mostra como a saúde do corpo e da mente deve ser valorizada. Segundo um dos coordenadores do programa Mafra em Forma, Daniel Petreça, o folder, assim como todas as iniciativas do programa, tem como objetivo mostrar os benefícios da atividade física e da adoção de um estilo de vida saudável. "Sabemos que as ações de hoje refletem em nosso futuro. Se formos inativos, nos alimentarmos mal, agredimos nosso corpo. Portanto, este material é uma maneira de conscientizar e informar as pessoas de que o cuidado com o corpo não é apenas modismo, mas também uma necessidade de saúde", ressaltou o coordenador.
O folder traz referências bibliográficas da Bíblia Sagrada (Bíblia jovem: nova tradução na linguagem de hoje) e de livros como "A dieta de Jesus e de seus discípulos: a receita definitiva para comer bem e viver mais" de Don Colbert e ainda "Atividade física, saúde e qualidade de vida – conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo" de M.V. Nahas.

Confira trecho extraído do folder:

(…) O corpo não foi feito pra ficar parado. No tempo de Jesus, as pessoas caminhavam de 5 a 16 km por semana devido à rotina diária. Jesus provavelmente caminhou ao longo de sua vida um total de 34.767 km, o que equivale quase uma volta ao mundo, e você caminha quanto por dia? A atividade é uma lei do nosso ser. Uma vida sedentária é significantemente contribuinte para acelerar o envelhecimento e o aparecimento de enfermidades como diabetes, problemas cardíacos, circulatórios e respiratórios entre outros.  Recomenda-se 30 minutos de atividades físicas moderadas 5 ou mais vezes na semana para adquirir os benefícios dessa prática. (…)