Mafra instala primeira Incubadora Tecnológica

Um sonho torna-se realidade em Mafra. A cidade conquista sua primeira incubadora tecnológica, fruto da parceria entre Prefeitura de Mafra, Universidade do Contestado, Associação Comercial e Industrial e Fapesc. A solenidade de instalação da Mafratec, realizada na noite de terça-feira, reuniu autoridades, representantes de entidades ligadas ao setor empresarial local e do meio acadêmico e fez parte do Circuito Integrado de Tecnologia e Inovação, promovido pela Universidade do Contestado.

A Mafratec está instalada na UnC e inicialmente terá capacidade para 5 empreendimentos. Conta com aporte financeiro mensal da Prefeitura de Mafra, no valor de R$ 5 mil e os recursos para sua instalação provem do Governo do Estado, através da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina – FAPESC, que destinará R$ 100 mil aplicados na aquisição de equipamentos, softwares, capacitação e adequação das instalações da incubadora

Além de promover o desenvolvimento socioeconômico de Mafra, a incubadora terá ainda a função de incentivar novas áreas de negócios, estimular a geração de inovação tecnológica e consequentemente, possibilitar a geração de emprego e renda.

Termo de instalação

O termo de instalação da Mafratec foi assinado pelos representantes dos parceiros durante a solenidade e na seqüência, os representantes dos parceiros destacaram a importância do momento e da iniciativa.

A diretora de administração da FAPESC Professora Maria Zilene Cardoso falou que a incubadora resulta de "uma luta muito grande do presidente da FAPESC, com apoio do ex Governador Luiz Henrique da Silveira". "Entendemos que só haverá desenvolvimento quando se eliminar a desigualdade  na distribuição dos recursos", afirmou  destacando que o objetivo maior da entidade foi  fazer com que todas as regiões  fossem agraciadas  com valore iguais, para oportunizar a pesquisa  em todo o Estado.

A representante da 25ª Secretaria Regional de Desenvolvimento, Maria Suzete Neumann destacou que "a região necessita mesmo de uma incubadora de idéias e que essas idéias  superem as necessidades humanas. "Precisamos que essas idéias sirvam para minorar a fome das pessoas", afirmou.

Para o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Mafra, Luiz Carlos de Souza, a incubadora Mafratec estimulará o desenvolvimento de micro e pequenas empresas na cidade e na região. "Essa é uma bandeira  antiga  da ACI que enfim sai do papel e vira realidade", afirmou, concluindo que a incubadora colocará o município de Mafra e região  no cenário competitivo da tecnologia. Ele agradeceu à Prefeitura de Mafra, à Fapesc, à UnC e a todos os que contribuíram para transformar o sonho em realidade.

Sementes lançadas

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emerson Maas, explicou que com a incubadora está sendo plantada a primeira semente para o desenvolvimento da tecnologia da região.  "Vamos transformar em realidade as idéias e sugestões que surgirão com a incubadora e vamos inovar as nossas empresas e indústrias, que é o primordial para o desenvolvimento da região", afirmou. Ele explicou que a incubadora prestará um serviço de assessoria voltada à gestão de empreendimentos. "A incubadora funcionará como um laboratório de idéias e desenvolvimento de produtos e processos inovadores. Será um espaço à disposição da sociedade".

O presidente da Fundação Universidade do Contestado, Ari Adamy salientou a participação da universidade na sociedade. "Para nós é uma alegria muito grande vermos que embora nova, a  UnC está, mais uma vez, cumprindo com sua parte na sociedade. Ele  aproveitou o momento para lembrar aos presentes todo o processo recente de renovação pelo qual a entidade passou para a unificação.

O Reitor da UnC, José Alceu Valério atribuiu aos governo do estado os méritos para que o empreendimento fosse possível, através da descentralização dos recursos, destacando também a participação do então Secretário Regional, Abel Schroeder.  Para ele a incubadora é um sonho antigo acalentado pelos parceiros – classe empresarial, prefeitura de Mafra e UnC.  O Reitor agradeceu a todas as lideranças que formaram a parceria que tornou esse sonho realidade, alertando aos componentes da equipe que atuará na incubadora, para os desafios que terão pela frente.  Da mesma forma que os demais, agradeceu ao Prefeito Jango Herbst por ter compreendido a importância do projeto e dado o apoio necessário, ao Governo do Estado, pela descentralização dos recursos e à Fapesc pelo apoio à UnC.

Parcerias

Pelo convênio assinado entre os parceiros, caberá à Prefeitura de Mafra o repasse mensal de R$ 5 mil para ajuda do custeio da incubadora, bem como o pagamento dos cursos com pessoal, além de elaborar, propor, executar, assessorar e acompanhar os programas a serem desenvolvidos. A Universidade do Contestado cederá  espaço físico para instalação da incubadora, cuja adequação será realizada com recursos da FAPESC e cederá a estrutura da ITCP/UnC, bem como recursos humanos para constituir o corpo técnico. À ACIM caberá o desenvolvimento de ações através da prospecção e indicação de novos empreendimentos a serem incubados, além de participar junto às demais entidades, na elaboração de projetos e projetos.