Palestra com Gabriel Chalita fecha Simpósio com chave de ouro

 

"Todo ser humano é essencialmente bom". Ouvindo frases como essa, proferida por Gabriel Chalita em sua palestra "A ética como essência para a felicidade humana", os  professores da  rede municipal de ensino e convidados lotaram ontem (12) o auditório do Cine Emacite  e fecharam com chave de ouro o I Simpósio  de Educação de Mafra. O Prefeito Jango Herbst, a Primeira Dama Salete Cassias Herbst e a Secretária Municipal de Educação, Marise Valério Braz de Oliveira recepcionaram o  palestrante que encantou a platéia falando sobre a conduta dos professores perante seus alunos e à vida.

 

Usando de exemplos reais, Chalita iniciou explicando que a educação é um processo constante de construção e que "todos estão em construção". Sobre a bondade humana, declarou: "todo o ser humano é essencialmente bom e mesmo  aqueles que passam por algum processo na vida que possa fazer com que essa bondade fique obscura, esses também têm jeito. Segundo ele o ser humano é bom, mas depende da educação que ele tem e por isso falou aos professores  da importância de não se desistir dos alunos. "Ser ético como educador é não desistir de nenhum aluno. O professor não pode desistir de um aluno", declarou, exemplificando com uma história real em que ele viveu situações que poderiam ter mudado  o futuro dele (enquanto estudante)  e  também de um  aluno.  

 

Sobre a paixão por educar aconselhou aos professores a se questionarem sobre o que podem fazer a mais para se tornarem "uma Professora Helena Porto de Barros Gomes", (sua professora da 3ª série) ou seja, "uma professora inesquecível". Quanto aos erros que as pessoas cometem – e segundo ele todos erram, pois são pessoas em construção – "quando reconhecem que erram, as pessoas melhoram".

1º Simpósio de Educação de Mafra

O 1º Simpósio Municipal de Educação teve sua primeira etapa realizada no mês de outubro, promovido pela Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Educação. Tem como meta a manutenção da valorização do trabalho do professor e da sua constante capacitação.  Para o Prefeito Jango Herbst, "investir na capacitação do professor é um fator de extrema importância para a atualização pedagógica do educador e o simpósio foi uma forma de expressar o nosso reconhecimento e gratidão pelos trabalhos de todos em defesa da educação municipal, pautada na seriedade, compromisso e respeito humano".

O I Simpósio Municipal  de Educação constou de quatro palestras com profissionais de renome nacional. No dia 13 de outubro aconteceu a palestra "Despertando a grandiosidade e a capacidade do ser humano" com Marcio Kühne. No dia 14 aconteceu a palestra "Políticas públicas: Gestão de educação especial na perspectiva da educação inclusiva", com Magela Lindner Formiga No mesmo dia, à tarde, houve a palestra de Serrano Freire – "Seja o professor que você gostaria de ter".  A palestra de Gabriel Chalita, anteriormente agendada para o dia 15 de outubro, teve que ser transferida para a data de ontem, 12 de novembro, devido a problemas para o seu comparecimento na data anteriormente agendada.  

Gabriel Chalita

Gabriel Chalita é Doutor em Filosofia do Direito e em Comunicação e Semiótica, mestre em Direito e em Ciências Sociais e graduado em Direito e em Filosofia. Professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi secretário da Educação do Estado de São Paulo. É membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia  Paulista de Letras.

Conquistou os seguintes prêmios: Prêmio Personalidade do Ano 2005 – Educação, conferido pela revista ISTOÉ Gente; Troféu Raça Negra 2005; o Prêmio Educação – Visconde de Porto Seguro 2004 e o Prêmio Fernando de Azevedo –  Educador do Ano 2004, outorgado pela Academia Brasileira de Educação.