Prefeitura de Mafra iniciára obras no entorno da Praça dos Bancos em janeiro,

Início estava previsto para primeira quinzena de novembro

As obras de recapeamento asfáltico, drenagem pluvial e calçamento no entorno da Praça dos Bancos estavam previstas para começar já na primeira quinzena de novembro. Mas, devido ao aumento do fluxo de circulação de veículos e pedestres nesta época do ano, véspera de Natal, e atendendo ao pedido de lojistas e órgãos representativos do comércio, o Prefeito de Mafra, Jango Herbst, decidiu protelar o início das obras para janeiro de 2011. Em reunião, na manhã da última quarta-feira, 10, essa decisão foi repassada pelo Prefeito Jango aos representantes de lojistas, entre eles o presidente e vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mafra, Antonio Naum Zaine e Luís Cláudio Saliba, à Presidente da Câmara dos Dirigentes Lojista de Mafra e Rio Negro, Fátima Granemann e ainda aos comerciantes Melissa Scheefel, da Spasso Calçados, Luis Paulo Augustin, da Blue Modas, Josnei Farias, da Casa do Telefone e Jeison Guilherme dos Santos, gerente da Rilex Calçados.

Na ocasião também estiveram presentes a primeira-dama do município Salete Cassias Herbst, os secretários municipais Milton Antunes (Desenvolvimento Urbano), Rodney Luiz Medeiros (Administração), Marise Valério Braz de Oliveira (Educação) e os servidores municipais Jerusa Janaína Dutra (engenheira civil) e Gutemberg Pereira dos Santos (diretor de obras e desenvolvimento urbano). "Eu queria fazer as obras o quanto antes para deixar a cidade mais bela e melhor transitável, mas entendo a situação do comércio neste período e acato o pedido de vocês, lojistas. Portanto, começaremos em janeiro", disse o Prefeito.

Movimento

Durante a reunião o Prefeito Jango reafirmou que o mês de dezembro é o de maior arrecadação para os lojistas e, portanto entende que obras nessa época poderiam causar transtornos tanto ao comércio local quanto aos consumidores. Jango aproveitou a ocasião para falar das obras que já foram feitas no município, os investimentros em infraestrutura, maquinário, saúde, educação e a busca por novos negócios como instalação de empresas e indústrias. Antonio Naum Zaine, concordou com Jango e disse que "Mafra hoje é um canteiro de obras" e este é um dos motivos que atrai lojas e pessoas para a cidade.

Após a discussão, todos os presentes concordaram que o início das obras deve ser na primeira quinzena de janeiro, mês que apresenta menor movimento no perímetro central da cidade. Segundo Zaine, em dezembro, chegam a circular no comércio local cerca de 100 mil pessoas, entre moradores de Mafra e de cidades vizinhas. Ele ainda agradeceu o Prefeito por ter recebido os representantes das entidades de classe em seu gabinete. "Nunca fomos tão bem recebidos e prontamente atendidos", salientou o empresário.

Prazos

De acordo com o secretário Milton Antunes, serão 515 metros de recapeamento e o dobro para drenagem. As obras serão executadas com recursos do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura do Município. Milton Antunes informou ainda que está previsto para o dia 10 de janeiro de 2011 o início das obras de recapeamento asfáltico e drenagem pluvial no entorno da Praça dos Bancos. As obras de calçamento também serão iniciadas no mesmo período, na Rua Felipe Schimidt, trecho compreendido entre as ruas Gabriel Dequech e Prof.ª Maria do Espírito Santo.