Mafra mobilizou-se em favor da proteção da criança e do adolescente

 

 

 

  • Denuncie, Disque 100 para proteger as crianças e adolescentesda violência sexual

Em Mafra, os números de atendimentos das famílias mafrenses relacionados à violências contra crianças e adolescentes demonstram o quanto a questão  é preocupante. Segundo informações do Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS, de janeiro a abril foram recebidos seis encaminhamentos de crianças e adolescentes que se encontram em atendimento. Os casos são de violência sexual como assédio, abuso ou agressões. De janeiro a abril deste ano houve 17 encaminhamentos envolvendo todas as diversas formas de violência a crianças e adolescentes.

E mais uma vez, para marcar o dia 18 de maio – Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes – entidades mobilizaram-se realizando ações de conscientização. Nesse dia foram distribuídos  panfletos alertando para a necessidade de denunciar abusos e explorações infantis e indicando o Disque 100 para denúncias. As panfletagens aconteceram na Praça Lauro Muller e no Posto da Polícia Rodoviária Federal, na Br 116, das 9:30 às 10:30 horas no período matutino e das 14:30 às 15:30 horas, no período vespertino. 

Flores Amarelas

A Secretária Municipal da Assistência Social, Katia Borges Saliba  explicou o significado das flores amarelas espalhadas pela cidade, enfeitando trevos, rotatórias, canteiros e prédios públicos. “Elas simbolizam a mobilização contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Remetem a lembranças dos desenhos da primeira infância, associando a fragilidade da planta com a de uma criança”, explicou. A flor amarela é o símbolo da campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”. A campanha quer chamar a atenção da população para a necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida.

A mobilização foi uma realização conjunta da Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e do Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS com as Polícias Militar e Rodoviária Federal, Conselho Tutelar e a Celesc.  Katia Saliba agradeceu a todos os parceiros envolvidos na mobilização.

Denúncias

A Secretária anunciou ainda os números de telefones para denúncias:

Secretaria Municipal da Assistência Social – 3643-7181;

CREAS – 3642-7167;

Conselho Tutelar – 3642-4734;

Delegacia da Mulher – 3642-0123;

Polícia Militar – 190;

Disk 100

  

18 de Maio

No dia 18 de maio a morte da menina Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, em 1973. Ela foi sequestrada, espancada, estuprada e morta por membros de uma família tradicional do Espírito Santo. Muita gente sabia quem eram os assassinos da menina, mas não tiveram coragem de denunciar. Então, uma das questões que marca esse acontecimento é o silêncio. O silencio é que garantiu que os criminosos ficassem impunes. E é contra esse silêncio que continuamos trabalhando. Esse dia marca o Dia Nacional de Luta contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Mafra as ações acontecerão dia 17 de