Adoção do Sistema Positivo para educação infantil é elogiada por pais e professores

 

 

A Secretaria Municipal de Educação de Mafra fez um balanço positivo das atividades desenvolvidas após a implantação do Sistema Positivo para todos os alunos das unidades da educação  infantil do município.  Com um investimento anual, por aluno, de R$ 308,27, o Executivo fortalece a intenção do município em sair definitivamente do assistencialismo por acreditar na formação do aluno respeitando sua individualidade, potencializando seus conhecimentos, explicou a Secretária Municipal de Educação, Estela Maris Berganimi Machado. “A mudança na educação deve começar pela sala de aula e a adoção de uma nova metodologia de trabalho para a educação infantil reforça essa meta do município”, declarou.

Com o investimento anual o professor recebe o livro didático de orientações metodológicas, livro de registros e vários suplementos pedagógicos como: cd com músicas, histórias, sons, livros de literatura infantil e dicionário, alem das horas de capacitação.

Mafra implantou o Sistema Positivo na educação infantil a partir do início do ano letivo de 2016. Atinge as escolas da rede pública de ensino básico tanto da área urbana quanto rural (interior), do berçário ao Jardim II, atendendo mais de 2,5 mil crianças de 6 meses aos cinco anos de idade.

 

Estela Maria Bergamini Machado explicou ainda que, após análise de vários sistemas, a Secretaria de Educação de Mafra optou pelo Sistema Positivo pela excelência que consolida sua liderança em mais de 40 países, com produtos e serviços através da missão de construir um mundo melhor por meio da educação, tecnologia e do conhecimento.

 

Apoio de referência

Após os primeiros meses de trabalho  no novo sistema, a Professora do Jardim II do CEM Beija Flor, Jiane Maria Stock Schneider considera que o material veio para enriquecer, pois tem muita atividade diversificada que leva a criança a usar a imaginação e ensina a pensar.  Professora há 24 anos, dos quais 20 no Beija-Flor, trabalha pela primeira vez com um livro didático do sistema.  “Está sendo bom para tanto para o professor, que pode contar com uma referência a mais,  quanto para o aluno”, afirmou. Ela considera também que o Sistema Positivo nivela todas as unidades escolares do município. “Atingindo todas as unidades, quando uma criança precisar mudar de escola, ela não sentirá nenhuma dificuldade de adaptação em relação ao aprendizado”, afirmou  lembrando que em Mafra, até o ano passado, somente duas escolas trabalhavam com o Sistema Positivo.

 

A mudança também foi bem aceita pela Dayana Medeiros Turkot, mãe da aluna Heloisa, do Jardim I, do Beija-Flor. Segundo ela a filha tem se desenvolvido e acompanhado bem.  “Ela está encantada com o livro”, declarou a  que acompanha a evolução da criança no momento das tarefas. Ela considera que o livro vai ajudar os professores e as crianças, pois estarão contando com um algo a mais. Quanto a valorização da escola destacou que “o Beija-Flor é uma escola boa, que ficou ainda melhor agora com o Sistema Positivo”.

 

Qualidade e confiança

O sistema de Ensino Aprende Brasil, visa atender aos alunos da Educação Infantil e professores da rede municipal com qualidade e confiabilidade possibilitando:

  • Unificação de uma proposta pedagógica para toda a rede de ensino
  • Articulação de conteúdos para um aprendizado interdisciplinar através dos eixos: Identidade, Autonomia e Intimidade; Corpo e Movimento; Linguagem da Arte (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança; Natureza e Cultura; Diversidade; Relações Matemáticas; Cultura Oral e Escrita.
  • Melhor organização do trabalho na escola
  • Melhor uso do tempo dispensado ao conteúdo
  • Apropriação do currículo através de material fundamentado
  • Novas idéias e dinâmicas, troca de experiências
  • Capacitação e acompanhamento
  • Material pedagógico de qualidade

 

O Sistema prevê ainda:

  • Assessoria para as equipes técnico-Pedagógica e Docente, por meio de cursos e atendimentos personalizados, contribuindo para a formação continuada da equipe pedagógica do município;
  • Portal Aprende Brasil, o portal oferece um ambiente de conhecimento e descoberta e aprendizado totalmente integrado aos livros didáticos através da inclusão digital;
  • Atendimento pedagógico personalizado;
  • Disponibiliza aos professores livro didático de Orientações metodológicas, livro de registros, com vários suplementos pedagógicos como: Cd com músicas, histórias, sons, Livros de literatura infantil e dicionário.
  • 88 horas de capacitação que os profissionais da educação recebem no decorrer do ano, podendo avaliar o sistema, opinar, trocar experiências e se reciclarem continuamente.

Para a administração municipal o lema da educação infantil segue as palavras do jornalista Gilberto Dimeinsten que diz: “… a criança é elo mais fraco e exposto da cadeia social. Se um país é uma árvore, a criança é um fruto. E está para o progresso social e econômico como a semente para a plantação. Nenhuma nação conseguiu progredir sem investir na educação, o que significa investir na infância. Por um motivo bem simples: ninguém planta nada se não tiver uma semente”