Parquinho infantil do Faxinal sofre com vandalismo

As férias estão chegando e as crianças da comunidade do Faxinal não terão um parquinho infantil para brincar, pois o mesmo tem sido alvo de vandalismo desde sua instalação, em setembro. No bairro, assim como em outros do município, foi realizada a substituição de brinquedos velhos e deteriorados por novos pela Prefeitura de Mafra, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a fim de garantir um ambiente adequado e seguro para as crianças brincarem. Foram investidos cerca de R$ 350 mil de recursos próprios em 18 parques de diferentes locais de Mafra. Segundo o engenheiro civil da Prefeitura de Mafra, Diego Sonaglio, este parquinho custou cerca de R$ 7.378,00 (material, transporte e instalação). "Os parques foram feitos com madeira tratada para durar 20 anos e este do Faxinal não durou 10 dias", comentou.

Vandalismo

De acordo com relatos dos moradores, no segundo dia após a instalação do parquinho do Faxinal este já havia sido alvo de vandalismo. Desde então, a Prefeitura de Mafra vem apelando para que a população adote atitudes responsáveis, como denunciar os atos de destruição do patrimônio público. Para o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Milton Antunes, não é viável ao município ficar repondo brinquedos a cada instante. "O valor gasto com a substituição de brinquedos poderia ser revertido para outras melhorias. Substituímos os brinquedos dos parquinhos este ano utilizando materiais resistentes e duráveis. Mas, assim como os demais patrimônios públicos, os parquinhos não  são imunes ao vandalismo", explicou. O Secretário também disse que membros da comunidade do Faxinal estiveram na Prefeitura solicitando a retirada do parquinho por este mesmo motivo.

Prejuízo

O engenheiro civil Diego Sonaglio esteve na última quinta-feira no local para fazer a vistoria dos brinquedos. Ele constatou danos como: ausência de escada de corda, balanços quebrados, escorregador quebrado, ponte pêncil arrebentada, estrutura de madeira abalada, entre outros problemas. "Devido a estes danos, a solução é interditar o parquinho e remover todos os brinquedos, pois se alguma criança vier brincar aqui, poderá sofrer acidentes", conclui.

Escola vizinha

O CEM Faxinal fica ao lado do parquinho danificado. Segundo a diretora, Janete Godescki Pikissius, várias vezes o parquinho infantil de sua escola foi invadido e danificado. "Já tivemos a tela que cerca a escola arrebentada por vândalos", contou. Ela faz um apelo à comunidade pedindo a conservação do patrimônio público. "Pedimos a conscientização dos moradores e das famílias que preservem o parquinho que pertence a unidade escolar. O que a gente ganha, tem de preservar", conclui.

Segundo o engenheiro civil Telange Telon Alves Neto, que trabalha com as obras da Secretaria da Educação, está sendo estudada a possibilidade para construção de um muro na escola.

Serviço:Reclamações sobre a manutenção de parquinhos infantis ou de vandalismo em logradouros públicos devem ser feitas pelo telefone: 3641-4040 ou 3641-4016. A população também pode comparecer pessoalmente na Secretaria de Desenvolvimento Urbano que fica na Praça Desembargador Flávio Tavares, 12 (Prédio da Prefeitura) de segunda à sexta-feira, das 8 às 14 horas.