Dia de luta contra a Aids em Mafra

 

 

O Lema deste ano será "Profissional de enfermagem: você é o responsável pela detecção precoce do HIV"

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, está programado para amanhã, dia 1º de Dezembro, das 9 às 16 horas, na Praça Lauro Muller, uma movimentação organizada pela Secretaria Municipal de Saúde – Programa DST/AIDS, com apoio da Ong  "Poetas Positivos" e voluntários. O movimento constará de uma barraca de distribuição de preservativos e panfletos de orientação, além de esclarecimentos sobre doenças sexualmente transmissíveis. 

A intenção da movimentação, segundo o médico responsável pelo Programa DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde, André Cassias, é fazer com que as pessoas vençam o preconceito "que ainda é um dos maiores problemas para o enfrentamento", além de alertar para a importância da detecção precoce da doença.

 

Diagnóstico precoce

O lema deste ano será "Profissional de enfermagem: você é o responsável pela detecção precoce do HIV" e pretende chamar a atenção dos profissionais da saúde para falarem a todos os pacientes que passarem pelos postos e outros locais de atendimento, sobre o HIV e convidarem para a realização dos exames, pois segundo Dr. André, "se economiza  muito quando se sabe da doença ainda no seu início. Ele alertou para a importância do diagnóstico precoce: "precisamos vencer o preconceito e o diagnóstico tardio", declarou.

 

Mafra e os municípios da região possuem hoje cerca de 45 pessoas infectadas.  André Cassias salientou que atualmente os portadores estão podendo ter uma vida semelhante aos que devem se submeter a tratamentos contínuos como o de hipertensão ou diabetes. Existem vários casais que convivem há 10  ou 15 anos com a doença e alguns pacientes até explicam que estão melhores após saberem que estão com o vírus HIV.  "Para eles  a vida mudou pra melhor, pois saíram das drogas, mudaram o comportamento, optando por uma nova forma de viver, explicou ".

Sobre o atendimento explicou que o HIV está sendo bem abordado no Brasil inteiro e recebe bastante atenção do SUS, servindo de referência  para outros países.

 

Poetas positivos

A Ong Poetas Positivos nasceu há cerca de 2 anos como grupo de auto-ajuda  e de  apoio para os portadores da doença, evoluindo neste ano para uma organização não governamental.  Formada por portadores, familiares e apoiadores fará a divulgação de seu trabalho, sendo a sua primeira ação pública.

 

O que é Aids 

Uma deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV – (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunísticas e câncer.

Transmissão:
– o vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;
– relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite;
– compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;
– transfusão de sangue contaminado;
– instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;
– da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Tratamento:
Atualmente a terapia com os chamados "anti-retrovirais" proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunísticas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. (Os anti-retrovirais são medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV).

Fique sabendo:
A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega aids dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.

(Fonte Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde).