Artepharma mantém incentivo à arte

 

Responsabilidade social

 

  • E lança oficialmente a 7ª edição do calendário artístico Artepharma

 

A arte vista  como mais do que uma forma de expressão. Vista como ação de responsabilidade social. Usando obras de arte produzidas por artistas locais e regionais,  a Farmácia Artepharma, pelo sétimo ano consecutivo, vem promovendo e revelando talentos com o projeto Calendário Artístico Galeria Artepharma. Onze fotos de  telas e de 1  de escultura compõem o calendário para 2011 – o da 7ª edição do projeto –  lançado oficialmente na noite de quarta-feira, 15, na Secretaria de Cultura, em Mafra.

"O que nos move é o amor pelas pessoas, pela arte", afirmou a idealizadora do projeto, Rejane Heyse Ribas, que  explicou  o por quê da escolha da arte como forma de ação de responsabilidade social: "a farmácia trabalha com beleza e saúde, que tem muita relação com as artes plásticas". O momento do lançamento foi dedicado aos artistas que, um a um, descerraram a sua obra, abrindo a exposição completa  das artes que ilustram  – a 13ª obra – o calendário. O lançamento contou com apoio da Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Cultura, que mantém durante o ano, oficinas gratuitas, consideradas por Rejane Ribas, como um celeiro de talentos "que deve permanecer". Das oficinas de cultura foram selecionadas dois óleos sobre tela para o calendário: "Veneza, de Anita Araci Bueno" e  "Refúgio Encantado", de Ana Maria Treml.

 

12 mil calendários

Desde o início do projeto foram impressos 12 mil calendários, contemplando obras de 72 artistas de Mafra, Rio Negro e região. Nesta edição são mais 2 mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente entre os artistas e a comunidade em geral. Muitos calendários chegaram a diversas cidades brasileiras e até percorram outros países, segundo Rejane Ribas. "Graças ao calendário com as fotos, alguns artistas foram revelados internacionalmente e hoje expõem até fora do Brasil", afirmou. Ela destacou que neste ano a inovação foi a escolha de uma  escultura – As amarras de um Casal, em mármore e resina polida, de Valdemar Luiz Stassen  – para compor as 12 ilustrações.

Para compor o calendário de 2011, foram  escolhidas obras de artistas já consagrados e premiados,  como Antônio Ziothovski, de Piên (PR), que participa com a tela "Carrancatura e Alegoria" e de artistas estreantes, como Ana Maria Treml.

 

Artista aos 87 anos

 Dona Ana tem 87 anos e começou a pintar por intermédio das oficinas da Casa da Cultura de Mafra, há apenas 1 ano e meio. "Desde criança tinha o desejo de aprender a pintar", confessou, mas na idade adulta auxiliava o marido em sua alfaiataria.  Neste curto tempo de aluna de aluna, ainda sofreu com uma interrupção inesperada de seu sonho, ficando 5 meses com a mão engessada. "Eu não desiste graças ao incentivo da professora Alaides Schreiner, da Casada Cultura", explicou. Foi ela quem indicou a tela "Refúgio Encantado", de Dona Ana, para compor o calendário. A obra em questão é uma reprodução da fotografia da chácara do filho Nery, primeira tela pintada pela  artista novata. Ana Treml já conta com 5 telas e 4 pratos concluídos,  com os quais presenteia amigos e familiares. Para ela o projeto da Artepharma é muito bom porque valoriza e incentiva o artista. Ela enalteceu também a Secretaria de Cultura de Mafra, pelas oficinas que despertam nas pessoas o interesse pela arte.

 

Edição de 2007

Na solenidade de lançamento do calendário participaram os artistas prestigiados nesta edição e outros de edições anteriores, como Noemi Correa Muller, que teve a reprodução de sua obra "Veleda Astarte", entre as 12 escolhidas para o calendário de 2007. Para ela, o projeto Calendário Artístico Galeria Artepharma  provoca a descoberta de valores, reconhecendo e incentivando o talento de muitos artistas que estão no anonimato.

 

Compõem o calendário de 2011 as seguintes obras, com seus respectivos artista

Obra

Artista

"A Banda" 

Arlete Ribeiro Buch 

"Máscara"

Débora Cristina Rodrigues

"Carrancatura e Alegoria"

Antonio Ziothovski

"Casa do Sossego"

Marlene Gurski

"Saudades"

Claudete Ribeiro

"As Amarras de um Casal" (escultura)

Valdemar Luiz Stassen

"Refúgio Encantado"

Ana Maria Treml

"Dançarina"

Ana Vecchiatti

"O Nascer do Sol"

Maria Ivete Schadeck Krambeck

"Meu Quintal"

 Juliana Wilczeck de Oliveira

"As Rosas"

 Gôndula Muller

"Veneza"

Anita Araci Bueno