Fórum debate políticas públicas para a pessoa com deficiência

Inclusão no mercado de trabalho, acessibilidade, transporte escolar, trabalho com a família, atualização dos cadastros e identificação do público alvo foram algumas ações propostas.

A Secretaria da Criança e Ação Social de Mafra  realizou na manhã de quinta-feira, 16, na UnC, o I Fórum Municipal de Políticas Públicas para a pessoa com deficiência, reunindo representantes de entidades que atuam na área em questão, além de representantes governamentais.  O Fórum teve por pauta a discussão para elaboração do Plano de Ação Municipal da pessoa com deficiência, que servirá de base para as ações da Secretaria Municipal para essa população, a partir de 2011.

Mafra possui cerca de mil pessoas – cadastradas nas entidades –  portadoras de algum tipo de deficiência e o Fórum foi uma possibilidade para a reestruturação da política municipal para o portador de necessidades especiais, conforme explicações da Secretária Áurea Bastos Davet.  Foram elencadas algumas preocupações que já apontam ações a serem incluídas no Plano como: inclusão no mercado de trabalho, acessibilidade, transporte escolar, trabalho com a família, atualização dos cadastros e identificação do público alvo para a prestação dos serviços.

Também foi formada a Comissão Municipal para elaboração do Plano  de Ação para 2011 e  elencadas entidades não governamentais para composição do Conselho Municipal da Pessoa Deficiente de Mafra – COMDEM. Ficou estabelecido que na segunda quinzena de fevereiro de 2011 serão chamadas as entidades deliberadas no Fórum, para a revitalização do COMDEM, quais sejam: Amadevi, Associação São Vicente de Paulo, ADEFIMA, Associação Municipal dos Ostomizados, APAE, ACI, OAB, UnC, Grupo Soroptimista e Lar da Georgete convidando-as a ter assento no referido Conselho

Avanços e Conquistas

Áurea Bastos Davet  apresentou aos participantes do Fórum a notícia que, segundo ela, é uma conquista há muito reivindicada por militantes nesta área: o Prefeito Jango Herbst autorizou para o próximo ano, a criação de um cargo de coordenador de serviços de proteção à pessoas com deficiência. "Esse cargo representará  um grande avanço e a garantia de que este segmento terá acento  próprio no Executivo Municipal,  atuando de forma articulada com os demais setores da administração municipal assegurando que este tema seja tratado com efetividade e atenção merecida", explicou  a secretária.  Segundo ela, a notícia foi bem aceita  pela importância da questão social. "Registrou-se no Fórum a preocupação de que a pessoa a ser designada para ocupar o cargo, tenha qualificação e compromisso com a questão da deficiência, além de histórico de ação na área", concluiu.