Prefeitura de Mafra inicia 2011 com obras no centro da cidade

• Obras envolverão recursos no valor de  R$ 400 mil

O ano de 2010 começou com muita ação por parte da Prefeitura de Mafra e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Nesta semana foi dado início às obras de recapeamento asfaltico nas ruas em torno da Praça Guilherme Abry e drenagem pluvial da rua Felipe Schmidt, além de novas calçadas (passeios).  As obras estavam previstas para iniciar no final de 2010, mas,  atendendo a pedidos dos lojistas, em razão das vendas do final do ano, o Prefeito Jango Herbst se comprometeu em iniciar somente a partir de janeiro.

O Prefeito Jango explicou que para a execução dos trabalhos, algumas mudanças tiveram de ser postas em prática, principalmente em relação ao trânsito e no itinerário dos ônibus, afetando o cotidiano dos mafrenses e rionegrenses.  Ele pede  a colaboração e compreensão de todos, além de cautela por parte da população e esclarece que as mudanças acontecem em razão das obras "que, depois de concluídas,  promoverão o bem estar de todos".

Mudanças

Desde a última quarta-feira, dia 12, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano interditou a rua Felipe Schmidt, da altura da rua Julia Gonçalves até o Banco do Brasil,  para a pavimentação asfáltica da via,  substituição de manilhas e novo calçamento.  O valor total da obra será de R$ 295,115, 10, dos quais, R$ 117 mil são recursos do Ministério do Turismo e R$ 178.115, 10 são recursos próprios do município.

Segundo o Secretário Municipal do Desenvolvimento Urbano,  Milton Antunes as manilhas da Felipe Schmidt, serão trocadas,  substituindo as atuais de 30 e 40 cm, por manilhas de 1 metro de diâmetro. "Essa é uma medida que pretende solucionar o problema vivido frequentemente pelos lojistas em dias de enxurradas há mais de 20 anos", explicou.

Ponto de ônibus

Em razão dos trabalhos, o ponto de ônibus das linhas Alto de Mafra, Vila Nova – Faxinal e Interbairros, da Praça Hercílio Luz,  próximo ao Bradesco, foi desativado e  os  usuários devem esperar pelo transporte na parada de ônibus próxima ao hotel Emacite, na rua Vitorino Bacelar.  Também foi alterado o trânsito na saída da ponte Rodrigo Ajace, com os aos motoristas que trafegam sentido Rio Negro-Mafra,  não podendo mais seguir pela Felipe Schmidt, devendo desviar pelas ruas Vitorino Bacelar, Avenida Frederico Heyse e Marechal Deodoro. Devido às mudanças, está proibido o trânsito de caminhões pelo centro da cidade.

Calçadas

Simultaneamente à execução das obras na via, acontecerá a padronização das calçadas.,  cujas obras exigirão recursos no valor de R$ 104.922,35, fruto de convênio com o Ministério das Cidades e contrapartida da Prefeitura.  A padronização das calçadas obedecerá a legislação em relação a acessibilidade .