Educação de Mafra realiza capacitação para implantação de sistema informatizado educacional

 

Implantação do programa de gestão (Sistema ED) faz parte do planejamento estratégico da Secretaria da Educação para este ano

 

Implantar um sistema informatizado na educação capaz de integrar as unidades escolares é o principal objetivo da Secretaria da Educação para 2011. Para tanto, está capacitando gestores, secretários de escolas e funcionários administrativos da Educação para poderem utilizar o programa de gestão – Sistema ED.

Em quatro dias, de 24 a 27 deste mês, cerca de 60 pessoas puderam familiarizar-se com o sistema e tirar dúvidas operacionais. A Governançabrasil foi a empresa contratada – via licitação/tomada de preço nº 001/2010 – para prestar serviços de informática no fornecimento de Sistemas Integrados de Gestão Pública. A empresa foi a responsável pelo treinamento e vai dar acompanhamento ao processo de implantação e integração com o sistema (software), além de manutenção e consultoria.

Autonomia

A Secretária de Educação Marise Valério Braz de Oliveira disse que a implantação desse programa, informatizando as operações, vai trazer mais autonomia e responsabilidade para a área administrativa. "O gerenciamento da maioria das escolas era centralizado na Secretaria. Com o sistema cada escola fará seu controle e fornecimento de dados", ressaltou Marise.

O diretor estadual da Governaçabrasil, Marcos Vinícius Cardoso explicou que este é um projeto a longo prazo e feito em etapas. "O município de Mafra é pioneiro no Estado de Santa Catarina a implantar um projeto de gestão educacional da empresa. É necessário também um gestor que acredite no trabalho e que dê importância à implantação de um sistema de gestão".

Benefícios

O sistema será implantado gradativamente nas escolas durante este ano. Dentre os benefícios da utilização está a informatização on-line. "Teremos dados centralizados na Secretaria de Educação. Mas, o bom andamento depende também da colaboração e eficiência das escolas no cadastramento de dados", lembrou Marise. Já Marcos Vinícius cita exemplos da aplicabilidade do sistema. "Poderão ser cadastradas grades curriculares e históricos de alunos, além de ferramentas de controle de estoque, alimentação, frota, patrimônio, recursos humanos, entre outras que possam auxiliar na gestão educacional".  

Novos rumos

Para a Secretária, Mafra está dando novos rumos à educação. "Acredito que o sistema vá nos auxiliar principalmente na organização de dados e no controle geral, dando transparência ao trabalho". Ela completa ainda que "informações como controle de almoxarifado e alimentação escolar são exigências da CGU (Controladoria Geral da União) e o patrimônio uma exigência do Tribunal de Contas e que isso fica agora sob responsabilidade da Secretaria de Educação".

Opinião

A diretora da EMEB Avencal do Saltinho, Adriana Schaikosky Schafacheck, que participou da capacitação, conta que o sistema é novo para ela. "A implantação do sistema informatizado vai permitir a organização de dados e facilitar os demais processos como transferência de aluno, matrículas, enfim, todos que necessitem de informatização", disse a diretora.

A Secretaria de Educação pretende com este sistema integrar cada vez mais as 32 unidades escolares, a fim de ter um melhor controle e agilidade na troca de informações.