Alunos da rede municipal de ensino de Mafra voltam às aulas na próxima segunda-feira, dia 07

Os cerca de 5.600 alunos da rede municipal de ensino de Mafra estão aproveitando os últimos dias de férias. Conforme previsto no calendário da Secretaria da Educação, as aulas em Mafra iniciam na próxima segunda-feira, dia 7 de fevereiro. No final do mês passado, a Educação de Mafra realizou capacitação para os gestores, secretários de escolas e funcionários administrativos para poderem utilizar um novo programa de gestão (Sistema ED). Segundo Secretária da Educação, Marise Valério Braz de Oliveira, as capacitações continuarão sendo oferecidas ao longo de todo o ano. O objetivo da Secretaria da Educação é possibilitar que os educadores estejam cada vez mais preparados para oferecer ensino de qualidade para todos os alunos.

Ritmo acelerado

Até o final da semana, a Secretaria da Educação trabalha em ritmo acelerado para encerrar as chamadas de todos os professores para a contratação temporária, dos ACTs. Serão aproximadamente 60 professores contratados atuando desde a educação infantil até o ensino fundamental. Para a Secretária da Educação a contratação temporária é mais uma maneira de reforçar a qualidade do quadro de professores do município. "Cada ano é uma nova uma oportunidade para fazermos ainda melhor pela educação em Mafra. Os alunos receberão agenda já no retorno às aulas e posteriormente, como vem acontecendo nos últimos cinco anos, uniforme escolar", destacou.

Ampliações e Reformas

Cinco escolas iniciam o ano ampliadas e reformadas. Foram feitas obras nas escolas EMEB Avencal São Sebastião, com a construção de mais três salas de aula, refeitório, cozinha, conclusão da quadra poliesportiva coberta e outras melhorias. No CEI Restinga, construção de mais duas salas de aula e mais banheiros, na EMEB Colônia Ruthes e EMEB Butiazinho de Cima construção de quadra poliesportiva e na EMEB Augusta Vitória, construção de mais uma sala de aula, ampliação da cozinha e construção da quadra poliesportiva. Também será construída a quadra poliesportiva do CEM Anjo da Guarda. O investimento nas obras foi de R$ 722 mil com recursos próprios do município.

Investimento

Cerca de 2.300 alunos da rede municipal e estadual de ensino utilizam transporte escolar diariamente. Para garantir a segurança dos alunos, a Administração Municipal renovou nos últimos anos a frota do transporte escolar próprio, adquirindo 14 novos ônibus escolares e 3 kombis. Além disso, investe-se anualmente cerca de R$ 3 milhões (entre recursos do Estado, União e município) na manutenção de 35 linhas de transporte, das quais 12 são feitas com veículos próprios e 23 são linhas terceirizadas.

Ainda em 2010 a Prefeitura entregou três novas unidades escolares, sendo o Centro de Educação Infantil Municipal "Breno Cauan Garcia", na Vila Argentina; o Centro de Educação Municipal "Anjo da Guarda", na Vila Clementina e o Centro de Educação Infantil Municipal "Güinther Werner", na Vila Nova. Ao todo foram ofertadas cerca de 800 novas vagas, do berçário ao Jardim III. Para a Secretária, a Prefeitura de Mafra tem atuado visando dotar as escolas da rede municipal de toda infraestrutura necessária para acompanhar as alterações no processo de ensino. "Nos esforçamos para melhorar cada dia mais a qualidade da educação, investindo em capacitações, e ensinado não só o conteúdo das disciplinas, mas principalmente valores", finalizou Marise.