Servidores municipais participam de curso sobre excelência profissional

• Atendimento de qualidade, relações humanas e ética foram os principais assuntos abordados

Na última sexta-feira, 04, a convite do Prefeito de Mafra, Jango Herbst, cerca de 1100 servidores municipais participaram do curso "Excelência Profissional", com Claudino Kosteski, escritor, professor e conferencista atuante em todo Brasil. Com o tema "Atendimento de qualidade no serviço público" a palestra abordou assuntos como comportamento, relações interpessoais, linguagem corporal e ética.

Para o Prefeito, este encontro serviu como um momento de reflexão para todos e principalmente para proporcionar ao usuário do serviço público atendimento de qualidade. "Somos a grande força motriz, não só de Mafra, mas de todo Planalto Norte Catarinense. Vamos continuar investindo no município, muito mais este ano", enfatizou o Prefeito. Ele também falou sobre a Escola Técnica, que contará com três mil vagas para alunos de toda região. Além de outras realizações como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim América, asfaltamento de ruas e construção de galerias pluviais. Jango finalizou dizendo que "a Prefeitura tem hoje uma saúde financeira invejável, graças à capacidade dos funcionários".

Atendimento de qualidade

O palestrante Claudino Kosteski iniciou com o tema atendimento de qualidade no serviço público, abordando aspectos positivos e negativos deste assunto, prosseguiu falando sobre sucesso pessoal e profissional, sempre interagindo com sua platéia. Todos os servidores receberam uma cartilha sobre o tema, que na ocasião foi lida pelos participantes. Para o professor Claudino, em uma Prefeitura, atender bem o munícipe é o fator fundamental para a aprovação da população. "Atender com cortesia e alegria, ser gentil, e ouvir que a pessoa tem a dizer, são itens básicos para um bom relacionamento com a população", ressaltou o professor. Ele também completou que "o maior patrimônio de uma Prefeitura são os seus funcionários".

Sucesso

De acordo com Claudino Kosteski, não há segredos para o sucesso, mas há formas de conquistá-lo. "A pessoa deve ter sempre objetivos em sua vida, agir com entusiasmo e ter fé. Buscar sempre o conhecimento e o aperfeiçoamento. Lembrar de ter pensamento positivo, amor ao trabalho e comunicar-se corretamente", comentou.

Atitudes vencedoras

Segundo o palestrante, respeitar e valorizar o cidadão são atitudes que todo o servidor deve ter. Além destes quesitos, ter atitudes vencedoras diariamente é fator determinante para um bom relacionamento e um bom dia de trabalho. "Dar bom dia ao amanhecer, não reclamar e cercar-se de pessoas boas fazem a diferença no seu cotidiano", comentou Claudino. Dentre outras atitudes, a valorização e o cuidado pessoal, além do cultivo da alegria e da fé, também são boas maneiras de começar o dia.

Ética

Na segunda parte do curso, foi abordado o assunto ética. Os Secretários Municipais leram para os participantes o "Código de Ética da Prefeitura Municipal de Mafra", o qual é pautado por princípios e normas de conduta. De acordo com o código, "a equipe da Prefeitura Municipal de Mafra-SC deve agir sempre com os mais elevados princípios de respeito ao ser humano, promovendo o bem-estar comum e o respeito às diferenças individuais". Ao final da palestra o professor Claudino Kosteski enfatizou a importância da Administração Municipal realizar capacitações para os servidores públicos. "Quem não se aperfeiçoa pessoal e profissionalmente vai ser deixado para traz pela concorrência. Portanto, dê sempre o melhor de si", declarou o palestrante. Ele lembrou ainda dos "valores permanentes" como perseverança, paciência, respeito e perdão que deve haver no convívio diário, seja na família ou no ambiente de trabalho.

Palavra de servidor

Sueli M. Kuss, chefe de divisão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, relatou que gosta de assistir a palestras motivacionais, pois renova sempre seus conhecimentos. "Sempre pratico o que aprendo nos cursos e palestras e esse momento de descontração e treinamento é muito importante para os servidores. A Prefeitura deveria proporcionar mais vezes cursos como este ao funcionário público", explicou Sueli.

Para Cassiano José Correa (engenheiro civil) e Gutemberg Pereira dos Santos (diretor de obras), da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, disseram que a palestra foi produtiva. "Foi esclarecedora na abordagem sobre como tratar as pessoas e relações interpessoais", comentou Cassiano. O seu colega de trabalho Gutemberg disse que o que aprendeu é importante para passar aos munícipes. "Esse treinamento dá mais eficácia ao nosso cotidiano de convivência com os colegas e cidadãos".

Outro servidor que também saiu satisfeito do curso foi o diretor de Tecnologia da Informação (TI), Filipe Conde Bicca. Ele comentou que no início estava ansioso pela palestra e que se surpreendeu com a qualidade do palestrante. "Claudino expôs os problemas que todos nós, servidores públicos, sabemos que existe, bem como as soluções para amenizar estas situações, com foco principalmente no atendimento ao cidadão", conclui Filipe.

Mensagem final

"Uma vida de verdade tem sonhos, realizações e deixa uma história a ser imitada".

Claudino Kosteski