Mafra já está habilitada para novo sistema de Cadastro Único
• Informações on-line e em tempo real para todo Brasil conferem mais agilidade aos processos de cadastramento e pesquisa de dados
Desde o último dia 19 de fevereiro Mafra migrou para Versão 7.3 do Sistema de Cadastro Único. Essa nova versão permitirá aos gestores e técnicos municipais consultar dados diretamente na base nacional do Cadastro Único, realizar a inclusão, alteração e exclusão das informações de pessoa e famílias, realizar transferências de pessoa e famílias dentro de um mesmo município ou entre municípios, consultar o painel gerencial, confirmar atualizações de Cadastro, monitorar o acesso dos usuários, dentre outras funções.
De acordo com a diretora do programa Bolsa Família, Rosane Granemann, o diferencial da versão anterior para esta é que "a Secretaria do Programa Bolsa Família estará on-line com o Governo Federal".
Requisitos
A implantação da Versão 7.3 em âmbito nacional se dará de forma gradual e escalonada, respeitando critérios pré-definidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Mafra participou em novembro de uma capacitação para utilização do novo sistema, em Florianópolis.
O Secretário do Bolsa Família, Ivan Dutra, a diretora Rosane Granemann e a Auxiliar Administrativa Lucinéia Martins, foram as pessoas capacitadas e responsáveis localmente pela implantação e operacionalização do novo sistema. Para ter acesso ao novo sistema é necessário que o município preencha alguns requisitos.
Segundo o Secretário Ivan Dutra, Mafra possui o que é necessário para a migração. "O processo é simples, porém requer habilidade do usuário, muita atenção e responsabilidade no repasse de dados", explicou. Dentre os requisitos exigidos é a necessidade do município possuir um ambiente tecnológico e conceitual adequado, que lhe permita desenvolver de forma satisfatória os trabalhos com a Versão 7.3 do Sistema de Cadastro Único. Dessa forma, para que seja possível a mudança de versão, é necessário que o município tenha infraestrutura de conectividade adequada, participado da capacitação sobre o novo formulário, da capacitação operacional e permissão de acesso ao novo Sistema. Com relação à nova infraestrutura com remodelações do ambiente de trabalho, a funcionária Sabrine Jacomozzi destaca que "para fazer o novo cadastro requer mais atenção pelo fato de ter mais informações da família cadastrada".
Migração
O mês em que Mafra realizou a capacitação operacional marcou o início do seu processo de migração. Com a versão 7.3 deixa de existir a base de dados municipal e passa para a nacional". O Secretário lembra ainda que "esta nova versão abrange mais informações, se tornando uma ferramenta essencial do município para suas políticas públicas".
A diretora do Bolsa Família informa às famílias do cadastro único que ainda não realizaram suas atualizações, para procurar a Secretaria do Bolsa Família, munidas de todos os documentos para confirmar seu cadastro.