Parquinho infantil do Faxinal vai ser retirado

Faxinal sem parquinho, mas Jardim América terá brinquedos da praça da Cohab reformados

Vítima de constantes atos de vandalismo, o parquinho infantil do Faxinal vai ser retirado do bairro na próxima semana. Desde sua instalação em setembro do ano passado, todos os brinquedos novos foram quebrados, causando danos até na estrutura dos mesmos. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Milton Antunes o parquinho custou cerca de R$ 7 mil (material, transporte e instalação). "No Faxinal, assim como em outros bairros do município, foi realizada a substituição de brinquedos velhos e deteriorados por novos pela Prefeitura de Mafra, a fim de garantir um ambiente adequado e seguro para as crianças brincarem. Os parques foram feitos com madeira tratada para durar anos e este do Faxinal não durou nem uma semana", comentou o Secretário.

Vandalismo

De acordo com relatos dos moradores, no segundo dia após a instalação do parquinho do Faxinal este já havia sido alvo de vandalismo. Desde então, a Prefeitura de Mafra vem apelando para que a população adote atitudes responsáveis, como denunciar os atos de destruição do patrimônio público. Para Milton Antunes, não é viável ao município ficar repondo brinquedos a cada instante. "O valor gasto com a substituição de brinquedos poderia ser revertido para outras melhorias. Substituímos os brinquedos dos parquinhos este ano utilizando materiais resistentes e duráveis. Mas, assim como os demais patrimônios públicos, os parquinhos não  são imunes ao vandalismo", explicou. O Secretário também disse que membros da comunidade do Faxinal estiveram na Prefeitura solicitando a retirada do parquinho por este mesmo motivo. "Devido aos danos, a solução é remover o parquinho, evitando acidentes por causa de brinquedos quebrados".

Reforma no Jardim América

A pedido da comunidade, a Prefeitura de Mafra, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, realizou na última quarta-feira, 26, a reforma do parquinho da Praça da Cohab. Foram retirados os brinquedos antigos, reformados e recolocados – gira-gira, gangorras e escorregador. O Secretário faz um apelo à população local para conservar em bom estado os brinquedos. "Vale lembrar que o parquinho é de todos e os brinquedos são adequados para uso somente para crianças até 10 anos. Conto com a comunidade para preservá-lo".

Serviço: Reclamações sobre a manutenção de parquinhos infantis ou de vandalismo em logradouros públicos devem ser feitas pelo telefone: 3641-4040 ou 3641-4016. A população também pode comparecer pessoalmente na Secretaria de Desenvolvimento Urbano que fica na Praça Desembargador Flávio Tavares, 12 (Prédio da Prefeitura) de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.