Feira Itinerante na Lauro Muller atraiu atenção dos consumidores
• Consumidor ganhou mais uma opção para adquirir legumes, hortaliças, geléias, biscoitos, salames, defumados diretamente do produtor, além de artesanato e produtos do Projeto Dando Linha
A Praça Lauro Muller ganhou um atrativo a mais nos sábados pela manhã. Desde o dia 05 de março, a Prefeitura de Mafra e Secretária Municipal do Bolsa Família oferecem à população um espaço para compra de legumes, hortaliças, geléias, biscoitos, salames, defumados e produtos artesanais, de qualidade, vindos diretamente do produtor, com preços mais acessíveis. Nas seis barracas da feira, o consumidor pode escolher entre os diversos produtos e ainda contar a novidade aos vizinhos.
Horta no Centro
A diversidade de produtos chamou a atenção de Emerson Luiz Silveira, morador do Centro e há pouco mais de um ano em Mafra. Ele comentou que foi uma surpresa ver a feira montada, mesmo assim não deixou de comprar defumados e hortaliças. "Os preços estão bons e se tiver feira aqui outras vezes, irei prestigiar", contou.
Outro morador do Centro, Antonio Liebl, disse que na feira é possível adquirir produtos frescos e muitos, sem agrotóxico. "Aprovo o local. É tão próximo de casa que parece que buscamos os produtos no próprio quintal", afirmou.
Para os feirantes, o movimento na manhã foi intenso. Daiana Kornaski (barraca de defumados) e Maria Castilho (barraca de artesanato) partilham da mesma opinião. Ambas apreciam o trabalho na feira como forma de expor e vender produtos.
Feirante há oito anos, José Silveira, do assentamento Herança do Contestado – Fazenda do Potreiro – disse que as vendas de seus produtos (verduras, legumes e cucas) estavam indo bem nesse primeiro dia. "Trabalho também em outras feiras e quase 100% da renda familiar provém delas. Com as feiras itinerantes, complemento os ganhos".
Política social
Para o Secretário do Bolsa Família, Ivan Dutra, esta feira é mais uma opção para a agricultura familiar expor e vender seus produtos. "Esta oportunidade que o Prefeito Jango Herbst deu aos feirantes, proporciona a eles incremento na renda, aproveitando a safra", disse. Ele também ressalta as vantagens para o consumidor. "A população pode adquirir produtos orgânicos, frescos e saudáveis, a baixo custo e direto do produtor. É um desafio para o feirante que tem de se preparar para o mercado, produzir mais e com qualidade. Temos de criar a cultura de aquisição de produtos em feiras. Essa é a nossa política social para a comunidade. Segundo ele, a feira além de atender ao Projeto com as barracas nos bairros todas as quintas feiras, oportuniza também aos moradores dos bairros centrais.
Dias e horários da Feira Itinerante
Todas as quintas-feiras, das 8 ao meio dia, nos bairros Jardim América – no pátio da Igreja Santo Antonio; Vila Solidariedade – em Frente ao CAIC e Vila Nova – no pátio do Auto Posto Vila Nova. Agora estará também aos sábados, no mesmo horário, na Praça Lauro Muller.
O Projeto da Feira Popular Itinerante conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social. Tem por objetivo proporcionar a inserção do agricultor familiar no mercado de trabalho, bem como possibilitar a geração de renda e disponibilizar alimentos produzidos agro ecologicamente. Visa também proporcionar à população vulnerável produtos de baixo custo e destinar o excedente dos produtos da feira para o Banco de Alimentos do Município, eliminando assim o desperdício. São parceiros do projeto a Secretaria Municipal da Agricultura, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar, COARPA e ACEPAM.