Estratégia de Saúde da Família do Jardim América e Faxinal contam com grupo de apoio para redução de peso

 

A qualidade de vida das pessoas depende de vários fatores, entre eles, peso adequado à estrutura física e idade. Os ESFs (Estratégia de Saúde da Família) dos bairros Jardim América e Faxinal de Mafra contam com um serviço de apoio a quem está acima do peso (sobrepeso). Segundo a nutricionista da Secretaria Municipal da Saúde e coordenadora do programa Maria Cecília Yamamoto, o projeto começou no inicio de março e os encontros são realizados a cada 20 dias, por um período de seis meses. Cada grupo tem a participação de 13 pacientes, com idade acima de 21 anos. "A intenção é fazer com que os participantes consigam mudar seus hábitos e consequentemente perder peso. O importante é o que estão aprendendo e o que absorverão sobre mudanças de hábitos de vida saudável", ressaltou.

Troca de experiências

Os encontros com duração de uma hora e meia são realizados no Salão da Igreja Cristo Rei e Centro Comunitário dos dois bairros. Cada encontro conta com participação do educador físico, enfermeiro, médico, nutricionista e psicólogo. Cada profissional escolhe a forma de abordagem para o grupo, que podem ser palestras ou dinâmicas. Além do acompanhamento de profissionais, cada paciente pode ainda relatar sua experiência com relação ao assunto.

A nutricionista Maria Cecília Yamamoto explica que a cada encontro é feito exame antropométrico (peso e altura), medição da circunferência abdominal e aferição da pressão, tudo anotado em fichas de controle individuais para ser feita avaliação durante os seis meses de encontro e para poder avaliar a forma de intervenção realizada.

Para a Secretária de Saúde, Maria Beatrice R. dos Santos, este é mais um serviço que o SUS oferece à população. "A obesidade é considerada hoje uma doença, e como as demais patologias, devem ser tratadas, a fim de proporcionar saúde e qualidade de vida ao cidadão", enfatizou a Secretária.

Abordagem

Os temas abordados nos encontros são divididos entre cada especialidade como perigos e contra indicações dos medicamentos para emagrecer, atividade física direcionada ao grupo, emoções e o ato de comer, estratégias para modificações de hábitos, promoção de hábitos alimentares saudáveis, grupos alimentares e suas funções, e estratégias para comer bem e emagrecer. De acordo com Maria Cecília, após o término do grupo, o paciente que tiver necessidade, contará com atendimento individual para manutenção de seu peso.

Novos grupos

Segundo a Secretária de Saúde, o programa será implantado no segundo semestre em novos locais, mas que ainda estão sendo estudados.

Os interessados em obter mais informações podem entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde de Mafra pelo telefone: 3641-5200 ou nos ESFs Jardim América e Faxinal.