Obras no entorno da Prefeitura proporcionarão maior agilização ao trânsito de Mafra

O Executivo de Mafra iniciou ontem, 29, a alteração do trânsito no entorno da Prefeitura Municipal, alargando a rua Getúlio Vargas, bem como a curva que faz o contorno do Prédio. O objetivo é dar condições para que os veículos que trafegam da Vila Ivete, sentido centro, não precisem parar no entroncamento entre Getúlio Vargas e Vitorino Bacelar, como vem ocorrendo  desde a mudança do trânsito na Praça Hercílio Luz.

Segundo informações do Engenheiro da Prefeitura, responsável pelo projeto de "aumento da superlargura", Diego Sonáglio, a obra está sendo realizada dentro dos parâmetros  estabelecidos pela literatura técnica e após verificação do comportamento do trânsito na região a ser alterada.  Já o diretor de trânsito da Prefeitura de Mafra, Haroldo Heyse, destacou que no local constatou-se um fluxo extremamente alto, de cerca de 1.500 veículos por hora. "Com a alteração efetivada  será dobrada a capacidade de fluxo da via, permitindo que dois veículos sigam simultaneamente pela mesma rua e acabando com a fila para aqueles que vêm da Vila Ivete", explicou.

Alargamento

Além do alargamento da pista foi também proibido o estacionamento na lateral da Prefeitura, para possibilitar a passagem contínua  e simultânea de dois carros. Para que isso acontecesse foi necessária a retirada da calçada existente. "Posteriormente, a calçada será refeita, com guarda-corpos (protetores) para a segurança dos pedestres", explicaram os técnicos.

Todas as alterações foram apresentadas ao Prefeito Jango Herbst que autorizou as obras. Para o Prefeito, as mudanças estão sendo necessárias – uma vez que o trânsito no município conta com cerca de 43 mil veículos, (somados os de Mafra e Rio Negro) além dos veículos em trânsito vindos de outros municípios  – e visam dar maior mobilidade urbana.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Milton Antunes destacou que, apesar de causarem transtornos no cotidiano dos motoristas, as alterações são necessárias por agilizarem o trânsito no município.