Exposição de réplicas de personagens de Monteiro Lobato encanta alunos

Na manhã de ontem, terça-feira, alunos do 1º ao 5º ano da EEB Professor Gustavo Friedrich estiveram na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Mafra para conferir de perto a exposição de 24 trabalhos de alunos das 12 escolas do Município, que participam do concurso "Réplicas de Personagens de Monteiro Lobato". Para a confecção das réplicas os alunos participantes utilizaram materiais recicláveis como jornal, lata, garrafas peti, purungo, além de feltro e tecidos.

Visitantes

Para a professora de artes da escola, Alvina Wagner Endler, é importante que os seus alunos prestigiem o trabalho de outras escolas. "Todo o ano trabalhamos Monteiro Lobato em disciplinas como português e artes, seja em textos, histórias, pinturas e desenhos. Além disso, valorizamos muito passeios culturais como este", explicou a professora.

As alunas da 5ª 3, Laysa Caroline Klemann Pereira e Eduarda Crachinski, ambas de 10 anos, gostaram da exposição e elegeram como seu personagem preferido a Emília. Elas também disseram que gostam de ler livros e que tem curiosidade de conhecer mais histórias de Monteiro Lobato.

Já a aluna Amanda Aparecida Lorena, de 8 anos e estudante da 3ª1, revelou seu conhecimento sobre o autor. "Monteiro Lobato era um escritor e seu sonho era ver todas as crianças lendo e escrevendo. Sei também que temos em Mafra uma escola com seu nome", disse. Amanda, assim como suas colegas, tem como personagem preferido a Emília, por ter cabelo colorido e ser esperta.

Concurso

Participaram do concurso de réplicas de personagens de Monteiro Lobato, alunos das escolas municipais e estaduais em Mafra. Para tanto as escolas envolveram diversas turmas, fazendo uma pré-seleção interna dos trabalhos, que agora serão avaliadas.

O Concurso foi idealizado pela Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Cultura, com a finalidade de homenagear Monteiro Lobato, um dos maiores escritores infantis brasileiros. No dia 18 de abril se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil. Também tem por objetivo despertar o interesse pela leitura, incentivar o despertar do artista na infância e ensinar o reaproveitamento de materiais. Os trabalhos serão avaliados por representantes da Universidade do Contestado.