Conselho de Saneamento Básico reúne-se para debater ações de interesse comunitário

 

Três importantes assuntos para o município foram debatidos na noite de terça-feira, 12, pelo Conselho Municipal de Saneamento Básico – COMSAB: a situação em que se encontra a licença ambiental  para início das obras  de esgotamento sanitário no município; a compra de uma motoniveladora  para obras de canalização de águas pluviais e o início de estudo para detecção e conserto dos pontos de vazamentos de água tratada.

O Conselho Municipal reúne-se  mensalmente, quando seus membros acompanham as questões relacionadas ao saneamento básico e deliberam sobre as aplicações e investimentos dos recursos do Fundo Municipal de Saneamento Básico – FUMSAB. Conforme explicações da Presidente da entidade, Nadia Weiz, o Fundo conta com saldo de R$ 4.336 milhões e teve um rendimento de R$ 67.666 mil no último mês.  "Os recursos estão sendo bem geridos, uma vez que estamos montando uma completa infraestrutura  para  gestão da drenagem, além da elaboração de projetos, e ainda conta com reservas para a contrapartida da Prefeitura, para as obras de esgotamento a serem realizadas após a liberação da licença pelo IBAMA", declarou.

Compra de motoniveladora

Em relação à compra pelo município de mais uma motoniveladora, utilizando recursos do FUMSAB – já aprovada pelos conselheiros em reuniões anteriores – a presidente apresentou dois orçamentos prévios recebidos e o ofício solicitando o processo de compra. Ela explicou que outros orçamentos já foram solicitados e estão sendo aguardados.

Licnça ambiental para esgotamento

Em relação à situação da licença ambiental que está faltando para o início das obras de esgotamento básico, os conselheiros ouviram que o  Procurador Geral do Município, Giovani Acosta da Luz, a Secretária da Fazenda e Planejamento Crisley Fuchs Valério e O Secretário de Desenvolvimento econômico, Emerson Maas  estiveram em Brasília, no início do mês, para tratar de assuntos pertinentes a cada pasta. Lá, o Procurador do Município recebeu  dos técnicos do IBAMA,  informações de que, nos próximos dias, será liberada a documentação e emitidos os boletos para a Casan  fazer os pagamentos. "Somente após o pagamento dos boletos é que será liberada a licença", explicou a presidente.  

Detecção de vazamentos

Diante da constatação de que mensalmente perde-se muita água tratada em razão de vazamentos diversos, o município e  a Casan iniciarão estudo para a detecção dos locais onde há os vazamentos, tanto na rede como nas ligações.  Com base no resultado do estudo, que apontará os locais com problemas, a Casan deverá fazer os consertos, proporcionando assim benefícios tanto econômicos como ambientais para o município.

Os conselheiros consideraram a ação como extremamente importante e necessária.

 

Conselheiros

As reuniões do Conselho Municipal de Saneamento Básico acontecem toda primeira 2ª feira de cada mês. Fazem parte da entidade os seguintes conselheiros:

Secretaria de Governo e Cidadania

Titular: José Emilio Manchenho

Suplente: Milton Pereira

 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente

Titular: Nadia Weiz dos Santos

Suplente: Marilda Metz

 

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Titular: Cassiano José Corrêa

Suplente: Luis Carlos Weinschütz

 

Secretaria Municipal de Saúde

Titular: Roberto Santos

Suplente: Samira Ribeiro

 

Secretaria de Administração

Titular: Márcio Antonio de Lima

Suplente: Márcia Mêne de Castro Komochena

 

Casan – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento

Titular: Hilário Preisler

Suplente: Honório Fragoso

 

União Mafrense de Associação de Moradores – UMAM

Titular: Mário José Ribeiro

Suplente: Edirlete Wisnievski

 

Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Mafra

Titular: Saulo César Bernardi

Suplente: Kátia de Luca Veloso Leite

 

Associação Empresarial e Industrial de Mafra

Titular: João Ricardo Zimmermann

Suplente: Sergio Luiz Mazalli

 

Ordem dos Advogados do Brasil OAB – Mafra

Titular: Aldeni de Freitas Rocha

Suplente: Patrícia Witt

 

Associação dos Municípios do Planalto Norte – AMPLANORTE

Titular: Helio Daniel Costa

Suplente: Jorge Roberto Ferreira

 

Universidade do Contestado – UNC

Titular: Luis Antonio Machado

 

Secretária Executiva

Sueli Kuss