CEMMA leva alunos ao Parque Malwee e à escola de ballet Bolshoi, em viagem de aprendizagem
Para vivenciar em ambientes históricos, culturais e educacionais com a finalidade de adotar mudanças de atitudes e ampliar a visão de mundo, cerca de 100 alunos que frequentam as 9ª séries do Centro de Educação Municipal de Mafra – CEMMA realizaram no mês de abril, viagem de estudos ao Parque Malwee, em Jaraguá do Sul e à escola de ballet “Bolshoi”, em Joinville. A “Viagem no Aprendizado” faz parte do projeto “Viva a Escola”, da Arteris, desenvolvido pelo CEMMA em relação a dois eixos: educar para o trânsito e viva o meio ambiente. Ela proporcionou aos alunos a observação prática do que fora trabalhado em sala de aula, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Artes, Geografia, História, Ciências e Educação Física.
Conforme explicou a coordenadora do projeto na unidade, Emiliana Lopes, na viagem os alunos puderam visitar museus e passear no parque para análise da vegetação. “Foi como uma aula sobre a diversidade da vegetação local”, afirmou, destacando que eles puderam ainda observar e se conscientizar sobre o uso do cinto de segurança, utilizar meios de transporte seguros, respeitar as leis do trânsito e observar locais perigosos durante a viagem de estudos.
Um dos destaques da viagem foi poderem assistir a uma apresentação de diferentes modalidades de dança, entre elas a clássica, contemporânea e indígena, na Escola “Bolshoi” e participar de oficina de dança com professores da mesma escola. O CEMMA foi a primeira unidade de Mafra a visitar e assistir a uma apresentação do Ballet Bolshoi”, conforme afirmação da coordenadora Emiliana.
Resultados
A coordenadora explicou que com esta viagem de estudos buscou-se proporcionar diferentes dinâmicas de aprendizagem, pressupondo a ação dos alunos na relação e seleção de informações e experiências, a partir da visitação de pontos históricos e instituições que promovem o saber, a história, a ciência e a arte. “Os alunos mostraram-se muito interessados, interagiram e com certeza aprenderam muito”, afirmou.
A relevância do trabalho consistiu em alcançar os objetivos propostos – reforçando os valores humanos, oportunizando alegria e aprendizagem significativa – além de enfatizar a importância do nosso papel sócio-histórico-cultural. “Como impacto social vimos a ampliação do conhecimento, com uma visão ampla da realidade, através da mudança de atitudes”, concluiu.