Estrada Geral do São Lourenço recebe nova tecnologia para substituir revestimentos

 

 

  • O CON-AID permite a construção de ruas naturais a baixo custo e diminui gastos do dinheiro público, com a reposição de cascalho, pedras ou saibro

 

A Prefeitura de Mafra está atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores do São Lourenço. Está trabalhando desde o início do mês na preparação da principal via de acesso à comunidade, para aplicar a tecnologia COM-AID. A obra está sendo executada com recursos no valor de R$ 264 mil, dos quais 220 mil são recursos do Governo do Estado e 44 mil de contrapartida da Prefeitura.

O revestimento Con-Aid é um novo sistema de estabilização de solos, em substituição aos revestimentos primários comuns das vias públicas que tem a finalidade de minimizar os problemas de pó ou lama e ainda diminuir os custos de manutenção das estradas. A aplicação experimental foi feita no ano passado no Km 9, onde foram tratados cerca de 2 mil metros de estrada, desde o final do asfalto da rua Ramiro Ruthes, até o trevo do Espigão do Bugre e Vila Ruthes, passando pelo Centro de Evento Raízes da Tradição.

Recuperação

O Secretário de Obras, Valdemar Goffi explicou que antes da aplicação do novo revestimento, a via está recebendo melhorias como patrolamento, alargamento e manilhamento – principalmente nos locais onde há necessidade e em frente das propriedades. Somente após essa etapa é que a via receberá a aplicação.  Ele anunciou ainda que, em paralelo à obra na estrada geral, estão sendo feitos trabalhos de recuperação e manutenção das estradas secundárias (foto).

O Prefeito Jango Herbst, explicou que o CON-AID não é anti-pó nem recapeamento asfáltico, é um novo tipo de revestimento. "O São Lourenço é hoje praticamente um bairro da cidade, com uma grande população e com o novo tratamento se pretende solucionar problemas comuns como lama e buracos, mantendo os caminhos estáveis com as chuvas e reduzindo em 80 por cento o desprendimento de pó em dias secos". Segundo ele, "a obra vai amenizar também os problemas futuros dos gestores públicos relacionados a gastos para a manutenção de estradas sem pavimentação".