Nesta quarta-feira, 25, exercite-se e ajude Mafra a vencer o Dia do Desafio

 

Evento mundial incentiva a prática regular de exercícios

 

Quarta-feira, 25, acontece o Dia do Desafio, um evento realizado anualmente em diversas cidades do mundo no mês de maio, com o objetivo de incentivar a prática de atividade física. Mafra está entre as 114 cidades catarinenses participantes.

O Dia do Desafio promove uma competição entre duas ou três cidades de mesmo porte. Os municípios participantes são convidados a disputar entre si quem mobiliza o maior número de pessoas. A premiação, porém, é apenas simbólica. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Exercite-se

Mafra irá competir contra a cidade de El Torno, da Bolívia. Vencerá aquela cidade que apresentar maior percentual de participação em relação ao número de habitantes. Neste dia, vale praticar qualquer tipo de atividade física como caminhada, passear com o cachorro, ciclismo, corrida, exercícios em empresas, gincanas, natação, entre outras modalidades. O que se conta é o maior número de pessoas se exercitando. É necessário registrar a participação. O registro é importante para que a cidade alcance um grande número de adesões que contarão pontos para o resultado final da cidade. Dessa forma, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo solicita que toda pessoa ou grupo que pratique 15 minutos de qualquer atividade física durante o dia 25 de maio ligue para 3642-0488 ou 3642-1880 para ajudar na pontuação.

Saiba mais sobre o Dia do Desafio

 

O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All), e no Brasil é coordenado pelo SESC/SP e organizado pelos departamentos regionais do SESC em todo o País em parceria com prefeituras municipais e diversos agentes mobilizadores locais. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A idéia teve seqüência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou a ser realizada pelo SESC/SP em 1997.