Feira Itinerante de Mafra: lucro para quem compra e para quem vende

• O consumidor ganha não somente no preço, mas também em qualidade, adquirindo produtos frescos e saudáveis

Nove meses depois de inaugurado o projeto da Feira Popular Itinerante em Mafra, em setembro do ano passado, os resultados contabilizados são positivos tanto para o consumidor – que ganha não somente no preço, mas também em qualidade, adquirindo produtos frescos e saudáveis diretamente do produtor – como para fornecedor – que tem um local fixo para comercializar sua produção, aumentando a renda da família. Os números apresentados nos sete primeiros meses de funcionamento da feira, de setembro de 2010  a março de 2011,  indicam que foram movimentados R$ 84.415,32 de vendas nas barracas, gerando uma média de faturamento/mês por barraca de R$ 947,10 atendendo 2.268 munícipes.

Considerada como uma verdadeira ação de cidadania a feira popular itinerante implantada pela Prefeitura de Mafra por intermédio da Secretaria Especial do Bolsa Família, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome acontece todas as quintas feitas, das 6 ao meio dia,  nos bairros Jardim América – no pátio da Igreja Santo Antonio, na Vila Solidariedade – em Frente ao CAIC e na Vila Nova, no pátio do Auto Posto Vila Nova. Aos sábados a feira vai para a Praça Lauro Muller. Oferece verduras, legumes, geléias, embutidos, bolachas e biscoitos, diretamente do produtor para o consumidor. Oferece também  produtos artesanais em geral em tecidos linhas, lãs e reciclados produzidas pelas mulheres do Projeto Dando Linha.

Boa ajuda

Para a agricultora do Rio Branco I, Ivanilda Xavier de Moraes, a feira está sendo muito boa, ajudando as verduras produzidas na propriedade. "Ela nos ajuda (os produtores) e aos consumidores, pois tem a oportunidade de comprar produtos fresquinhos, sem agrotóxicos, colhidos um dia antes", explicou. Ivanilda e o esposo trabalham na propriedade durante toda a semana preparando-se para a feira e oferecem aos consumidores alface, batata, pinhão, doces, brócolis, aipim, queijos.

A Feira Popular Itinerante surgiu, segundo o Secretário do Bolsa Família, Ivan Dutra, da necessidade de ações de combate à pobreza, à fome e à desnutrição, o que levou a Prefeitura a implantar sistemas auto-sustentáveis de garantia de acesso a alimentos a baixo custo para quem compra e a preços adequados para quem vende. "O Programa Bolsa Família tem cadastradas em Mafra 4.906 famílias, das quais 3.618 possuem o perfil do programa e 1.765 famílias recebem o benefício e foi exatamente pensando nessas famílias vulneráveis que participamos programa do MDS", afirmou. Ele salientou o apoio recebido do Prefeito Jango Herbst. "Com o apoio recebido da atual administração, a secretaria estará sempre motivada a desenvolver programas que ofereçam à comunidade mafrense mais qualidade de vida e segurança alimentar, como acontece com a Feira Itinerante", afirmou. A Secretaria do Programa Bolsa Família através do Secretário agradece aos responsáveis pelos locais onde a Feira Itinerante está todas as quintas feiras e sábados, a equipe de trabalho e a todos os parceiros.

Objetivo social

O Projeto da Feira Popular Itinerante conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social. Tem por objetivo proporcionar a inserção do agricultor familiar no mercado de trabalho, bem como possibilitar a geração de renda e disponibilizar alimentos produzidos agro ecologicamente. Visa também proporcionar à população vulnerável produtos de baixo custo e destinar o excedente dos produtos da feira para o Banco de Alimentos do Município, eliminando assim o desperdício.  São parceiros do projeto a Secretaria Municipal da Agricultura, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar, COARPA e ACEPAM.

Números gerados de setembro de 2010 a março de 2011

Total de vendas das barracas: R$ 84.415,32