Mafra se prepara para implantação do sistema de esgotamento sanitário
• Treinamento objetivou definir os principais conceitos relacionados a esgotamento sanitário e abordar legislações aplicáveis à obra
Dentro de cerca de 60 dias terão início as obras de esgotamento sanitário em Mafra, segundo informações repassadas à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente pela CASAN.
Para tanto, funcionários da Prefeitura Municipal de Mafra, da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN – e pessoal de áreas técnicas diversas e de atendimento ao público, participaram na última terça-feira, 06, do treinamento sobre "Sistemas de Esgotamento Sanitário", ministrado pelos instrutores Rangel Barbosa, Engenheiro Sanitarista e Ambiental – UFSC/2005 e Chefe da Divisão Operacional – CASAN/SRN/DIOPE; José Vilson Brassiani, Economista – FURB/1994 e Superintendente Regional Norte/Vale do Itajaí – CASAN/SRN e Felipe João Cavalheiro, Engenheiro Sanitarista da CASAN/Mafra.
Mais conhecimento
O treinamento, com duração de 8 horas, aconteceu no Auditório da CDL de Mafra, e teve como objetivo definir os principais conceitos relacionados a esgotamento sanitário e abordar diferentes aspectos ligados aos sistemas urbanos de esgoto sanitário, com ênfase nos elementos dimensionais de projeto e operação dos sistemas.
Com o treinamento, os participantes passaram a entender melhor o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, podendo repassar os conhecimentos obtidos aos munícipes, facilitando todo o processo de comunicação e integração entre as diversas unidades municipais envolvidas no processo. Fez parte ainda do conteúdo programático assuntos como legislações aplicáveis e normas técnicas e o relato de experiências obtidas da obra executada no município de Indaial.
Obras em Mafra
As obras de esgotamento sanitário contemplam inicialmente os bairros da Bacia 4 – Vilas Ferroviária, Argentina e Buenos Aires e ainda a área central do município. "Serão feitas 1500 ligações, beneficiando 6527 habitantes", explicou Felipe João Cavalheiro, Engenheiro Sanitarista da CASAN/Mafra. A obra de esgotamento sanitário será executada pela CASAN, através da empresa contratada via processo licitatório, e acompanhada pela Prefeitura de Mafra, através de suas Secretarias.