Alunos do Projovem Trabalhador de Mafra recebem certificado de conclusão de curso
Na última terça-feira, 14, alunos do Programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã -, dos cursos de costura industrial, beleza e estética, gastronomia, rotinas administrativas, secretariado, telemarketing e técnicas de venda receberam certificado de conclusão de curso. A cerimônia de formatura foi promovida pelo INDESI Brasil em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, Prefeitura Municipal de Mafra, Secretaria de Estado da Assistência Social e Habitação e SINE – SC e aconteceu no Auditório da EEB Barão de Antonina, às 19 horas, com a presença de autoridades, professores, familiares e amigos dos formandos.
Homenagem
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emerson Maas, na ocasião representando o Prefeito de Mafra, Jango Herbst, parabenizou os formandos e ressaltou a importância de fazer um curso de capacitação. "Hoje vocês estão dando o primeiro passo para formação, tendo uma profissão para inserir-se no mercado de trabalho. Não é uma tarefa fácil, mas é preciso buscar e conquistar seu espaço, cada um fazendo a sua parte. E vocês, formandos, estão no rumo certo", declarou.
A Gerente de Assistência Social, Trabalho e Renda, Terezinha Kuerten, representando o Secretário de Estado e Desenvolvimento Regional, Wellington Bielecki, destacou pontos fundamentais para realização profissional. "Este é um início para vocês chegarem onde queiram. Basta ter força de vontade e sempre ter força para recomeçar", disse. Ela também leu uma mensagem de incentivo e esperança, homenageando todos os formandos.
Todos os alunos receberam certificado das mãos de professores e das autoridades presentes, entre elas as que compuseram a mesa, a responsável pelo posto SINE de Mafra, Rosana Augusta Wotroba, a Coordenadora do Projovem da INDESI, Silvane Andres, a representante do vereador José Marcos Witt (pela Câmara Municipal de Mafra), Janaina Gonçalves Witt, o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Mafra (ACIM), Nereu Martins Carvalho e a Coordenadora da Fundação Educandário Eurípedes Barsanufo, Maria Célia Colon.
Palavra de formando
Everson Fabiano Meira, formando de Secretariado, já está no mercado de trabalho, e disse que já aplica o que aprendeu no seu dia-a-dia, como técnicas de venda, tratamento que deve ser dado ao cliente e a forma de se comunicar. Ele também faz planos para o futuro. "Vou me formar em ciência da computação e o que aprendi pode servir de base para que eu contrate pessoas, sabendo o que exigir delas", disse.
As formandas em Beleza e Estética, Carla Luize Rodrigues e Gisele Jastzombek, pretendem trabalhar na área por se identificarem com este ramo. "Quero abrir meu próprio negócio, montando um salão de beleza. Pretendo também fazer mais cursos nessa área", comentou Gisele.
Projovem
O Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã -, do Ministério do Trabalho e Emprego, é um programa do Governo Federal que tem o objetivo de preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Podem participar do programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo. Os participantes recebem auxílio mensal de R$ 100,00, durante seis meses, mediante comprovação de freqüência e os cursos de qualificação tem 350 horas/aula.