Workshop de Ciências, Tecnologia e Inovação destacou importância do apoio de instituições, empresas e da população em geral

Como objetivo de mobilizar as lideranças empresariais, políticas e a população em geral para a importância das incubadoras tecnológicas  para o desenvolvimento econômico do Município, aconteceu na última quarta-feira, 15, no Hotel Susin,  o Workshop de Ciências,Tecnologia e Inovação. O evento foi idealizado pela Mafratec – a Incubadora Tecnológica de  Empresas, que hoje já conta com 4 empresas  incubadas.

A primeira palestra foi proferida por Carlos Eduardo de Liz, gerente do microdistrito de base tecnológica – Midilages e docente na Uniplac, que falou sobre o tema "A Influência das Incubadoras Tecnológicas no Desenvolvimento Regional".  Segundo ele, o projeto da Mafratec começou como pé direito, embora tenha enfrentado dificuldades em razão da distância da cidade em relação à capital. Segundo ele não existe melhoria das nossas condições sociais com apenas ciência e tecnologia. "É preciso inovar, colocar no mercado a utilização da tecnologia e a porta disso é a incubadora", declarou.

Ele falou da importância das instituições reconhecerem e apoiarem o empreendimento para que haja um bom e pleno desenvolvimento da incubadora. Após apresentar um histórico das incubadoras no Brasil, pediu às autoridades da área pública para que tenham o máximo de zelo com as incubadoras, referindo-se ao fato de que as administrações municipais tem seus mandatários trocadas a cada 4 anos, devido às eleições. "Como programa, as incubadoras devem ter longevidade".

Fortalecimento

Falando como representante do Prefeito Jango Herbst, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mafra, Emerson Maas, que também é presidente do Conselho Gestor da MAFRATEC, destacou que o desenvolvimento  de um município está no fortalecimento das micro e pequenas empresas. "É só observarmos  ao nosso redor as empresas que hoje são a base da nossa economia e que há pouco tempo eram micro e pequenas empresas", declarou. Ele citou dados do Sebrae, de que no Brasil,  80 por cento das empresas  fecham as portas antes dos 3 primeiros anos  e que, com as empresas incubadas, esse índice cai para menos de 20 por cento.  Sobre a Mafratec desejou que ela seja o laboratório do desenvolvimento e inovação tecnológica da região e também a base e fortalecimento das empresas que serão incubadas. Salientou e agradeceu o empenho de todas as instituições, empresas e pessoas que apoiaram a iniciativa em Mafra.

O Professor José Alceu Valério, Reitor da Universidade do Contestado declarou que com a Incubadora de Mafra, a UnC tem uma responsabilidade maior e, dessa forma vem ampliando horizontes. "Recentemente criou um Núcleo de Informação e Tecnologia para trabalhar todas as frentes que dizem respeito às incubadoras", anunciou.

Apoios importantes

A segunda palestra foi proferida pelo Professor Doutor Mario Ângelo Vidor, diretor de pesquisa em ciências agrárias e meio ambiente da FAPESC, que abordou o tema "A Fapesc como Fonte de Apoio para a Inovação Empresarial".  Segundo ele, a Fundação vem intensificando, nas últimas décadas, a formação de incubadoras e de parques tecnológicos e, através deles, já tem pelo menos um diagnóstico: das 61 incubadoras que a Fundação ajudou a financiar, muitas delas tem problemas por falta de  foco, por falta de uma interação maior entre a comunidade como um todo.  E alertou que "é muito importante a participação da Universidade, da Associação Comercial, da Prefeitura Municipal e de todos os entes que possam apoiar essa incubadora, sem contar com a presença de um gestor que tenha tempo de dedicação, que seja um garimpador de idéias e que trabalhe arduamente", afirmou. Salientou que a caminhada não é fácil, mais há exemplos vitoriosos, citando o exemplo de Lages.

O Workshop de Ciências, Tecnologia e Inovação foi uma realização da Mafratec em parceria com a Universidade do Contestado, Associação Comercial e Industrial e Prefeitura de Mafra.