Executivo cobra soluções para as vias marginais da BR116 da Autopista Planalto Sul
• Reunião contou com a presença de empresários e comerciantes da região que também reivindicam melhorias nas pistas e trevos
Na manhã da última terça-feira, 21, o Prefeito de Mafra, Jango Herbst, acompanhado dos Secretários Municipais, Milton Antunes (Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente) e Valdemar Goffi (Obras), da Vereadora Carmem Lúcia Ruthes, além de engenheiros da Prefeitura, comerciantes e empresários, reuniu-se com os representantes da Autopista Planalto Sul, Marcos Dutra (Coordenador de Projetos) e Marcelo Guidini (Coordenador de Operações) para discutir soluções para os problemas das vias marginais da BR 116.
Cobrança
O Prefeito Jango iniciou a discussão questionando a Autopista do porquê são realizadas obras que abrangem o perímetro de Rio Negro, no Paraná, mas não são extensivas a Mafra. "Temos de ter parceria com a Autopista, pois é visto o progresso de Mafra. Porém não foi feito um metro sequer de asfalto linear pela Concessionária. Nosso município possui uma localização privilegiada e temos de atender a população que utiliza essas marginais, o comércio local, e também os veículos de outras localidades que trafegam pelas vias ", disse o Prefeito.
Outro assunto levantado pelos participantes da reunião foi quanto aos problemas na travessia urbana e nos trevos da BR 280 e do próximo à Dirmave. O Prefeito pediu a Autopista uma solução rápida para estas questões. Jango explicou que diante da situação exposta, fará um manifesto às autoridades competentes como DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) e à Autopista, solicitando soluções imediatas. O Secretário Milton Antunes propôs realizar um trabalho em parceria com a Autopista. "Temos de empedrar e manilhar as vias. Entramos com maquinário e a Concessionária com o material", disse. Diante da solicitação, o Coordenador de Projetos, Marcos Dutra, disse que iria verificar a disponibilidade de doação de material de resíduo asfáltico das obras de recuperação da rodovia BR116, para iniciar as obras. Ele explicou ainda que em breve a Concessionária apresentará projeto funcional à Prefeitura, contendo as obras de melhoramento viário que interferem no perímetro urbano do município de Mafra.
Soluções
Marcos Dutra reconheceu a necessidade de obras em Mafra, mas explicou que atualmente as grandes obras estão concentradas no Paraná conforme cronograma pré-definido no contrato de concessão. Ele disse ainda que as obras de via marginal e de viadutos em Mafra estão previstas para 2013 e 2014, obedecendo aos prazos do contrato de concessão. O Prefeito Jango pediu uma cópia do contrato que compreende a BR 116 para ver o que é destinado aos municípios de Mafra e Rio Negro, bem como prazos e locais. Para concluir, Jango agradeceu a presença de todos e mais uma vez lembrou à Autopista a necessidade de um olhar maior por parte da Concessionária ao município.