Prefeitura de Mafra substitui grupos focais dos semáforos
Na última quinta e sexta-feira, 07 e 08, os grupos focais dos semáforos dos três cruzamentos da cidade foram substituídos por LED (Light Emitting Diodes). Os semáforos que ganharam a nova tecnologia foram os dos cruzamentos da Rua Felipe Schmidt com Gabriel Dequesh e os que circundam a Praça Lauro Muller no Alto de Mafra.
Segundo o Departamento Municipal de Trânsito, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Mafra, com a adoção do LED, não haverá mais transtornos, pois os grupos focais com lâmpadas incandescentes e perfilamento reforçado estão se tornando obsoletos. Além disso, os transtornos causados com a queima de duas a três lâmpadas, em que todo o sistema entra em estágio piscante, não irão mais ocorrer com o uso dessa nova tecnologia.
O Departamento Municipal de Trânsito lista as vantagens da utilização da nova tecnologia:
• Grande economia no consumo de energia
Os diodos emissores de luz (LED) consomem de 15 a 20 watts, contra os 100 watts utilizados pelas lâmpadas incandescentes com a mesma intensidade luminosa. No quadro geral, isso resulta em uma redução de 80 a 90% do consumo de energia.
• Maior segurança para o trânsito
A iluminação dos semáforos de LED é mais intensa e brilhante que aquela produzida pelas lâmpadas incandescentes, não causando confusões para os motoristas e pedestres devido a luz solar.
• Redução da manutenção na troca de lâmpadas
A lente usada nos semáforos é composta de inúmeras lâmpadas de LED, que funcionam de maneira independente umas das outras. Então, a queima de uma pequena quantidade de LEDs não afeta totalmente a transmissão do sinal luminoso.
Além disso, a vida útil de um LED é de 100 mil horas aproximadamente, ou seja, uma lâmpada de LED dura 25 vezes mais que uma lâmpada convencional.