CEMMA discute problemas ambientais em IV Escola Cidadã

 

  • "Você deve ser a mudança que gostaria de ver no mundo", (Mahatma Gandhi)

 

Com o tema "Ecologia e Educação, um Alerta Mundial", o Centro de Educação do Município de Mafra – CEMMA realizou nesta semana, mais um evento voltado para a discussão quanto ao futuro do Planeta. Trata-se do IV Escola Cidadã, que constou em dois dias de atividades culturais – teatro, dança, poesia, entre outros – sobre temas ambientais.

 

A IV Escola Cidadã resultou da concentração das atividades relacionadas ao meio ambiente, desenvolvidas diariamente no CEMMA. Envolveu cerca de 1.400 alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental a 8ª Série e um extenso trabalho de pesquisa sobre o tema.

 

Programação

No primeiro dia, 12 de julho, no período matutino – Panfletagem e distribuição de mudas frutíferas (Praça Lauro Muller) e no período vespertino foi apresentada a peça teatral com o tema "Dona Poluição e a Natureza", seguida de palestra "Ecologia e Educação, um Alerta Mundial", proferida pelo consultor ambiental, Regines Roeder. Teve ainda da apresentação do projeto Ecobag.

 

No segundo dia, 13 de julho, aconteceu a apresentação dos seguintes projetos  ambientais: "Suas ações nosso futuro", da EMEB Avencal São Sebastião; "Trilha Ecológica" da Escola Agrícola Prefeito José Schultz Filho; "Conscientização para o futuro", da EMEB General Osório e "Araucária", do CEMMA. A IV Escola Cidadã encerrou com uma caminhada ecológica pelas ruas centrais de Mafra.

 

Formar cidadãos

Segundo a diretora do CEMMA, Eroni Teresinha Machado, as atividades desenvolvidas referendam as questões sócio-ambientais importantes para o desenvolvimento enquanto comunidade, pois a escola tem o a missão de formar cidadãos conscientes do seu papel diante das questões ambientais.  

 

A aluna Briane Luíza Pires de Lima, 10 anos, da 5ª série do CEMMA alertou que o meio ambiente está sofrendo e que todos precisam ajudar. "Vemos muitas coisas horríveis que estão acontecendo com o meio ambiente e se fizermos coisas erradas com o meio ambiente, ele vai trazer tudo de volta para a gente", declarou.

 

A Professora Carmem da Costa destacou a importância da continuidade do projeto Escola Cidadã. "É muito importante darmos continuidade às atividades ambientais dentro da escola, bem como é também importante mostrarmos para a comunidade o que as escolas estão realizando e de que maneira as crianças estão desenvolvendo as atividades ambientais no município".